PCdoB quer apuração das denúncias contra o ministro Geddel

Denúncia veiculada na edição de domingo (24/1) do jornal A Tarde aponta irregularidades e tentativas de favorecimento na disputa entre empresários de ônibus e as construtoras Odebrecht e OAS pela execução e gestão do projeto de vias exclusivas para ônibus na capital baiana. Orçada em R$ 628 milhões, a obra da Prefeitura é alvo de negociatas e articulações às escuras antes mesmo da abertura do processe licitatório.

“A notícia do A Tarde revela a necessidade de esclarecimento sobre esse projeto de corredores de transporte coletivo em Salvador. O que se depreende é que a Prefeitura e demais citados na matéria devem uma explicação ao público sobre as denúncias feitas”, comentou o deputado federal e presidente do PCdoB na Bahia, Daniel Almeida. “A matéria revela, ainda, que Salvador continua sendo vítima de negociações que envolvem interesses pessoais e de grupos, sempre secundarizando os interesses coletivos. Isso é totalmente condenável”, lamentou o parlamentar.

Segundo o jornal, escutas telefônicas da Operação Expresso, devidamente autorizadas pela Justiça, revelam negociações de bastidores entre o advogado Carlos Eduardo Barral, coordenador do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Salvador – Setps, e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, para favorecimento do setor rodoviário na chefia do projeto. Em conversa datada de 23 de outubro, Barral solicita apoio político do ministro, que teria se comprometido a conversar com pessoas do alto escalão das construtoras OAS e Odebrecht para “compatibilizar interesses”, além de indicar o radialista Mário Kertez – também flagrado nas gravações autorizadas pela Justiça – para “desdobrar o tema”.

Em outro trecho do diálogo, Geddel ainda critica a postura do prefeito João Henrique (PMDB): “não dá pra confiar no que o prefeito diz”. Apesar dos registros oficias e da conversa transcrita, o ministro negou sumariamente as acusações.

“O PCdoB vai analisar o desdobramento dessas informações, que devem vir a público, e quer inclusive fazer um apelo a que o Ministério Público tome medidas no sentido de fazer as investigações e produzir os esclarecimentos”, salientou Almeida.

De Salvador,
Camila Jasmin, com informações do Jornal A Tarde