Sem categoria

Trabalhadores gregos farão greve contra medidas do governo

A Confederação Geral dos Trabalhadores da Grécia (GSEE) anunciou nesta quarta-feira (3) que convocará para o dia 24 de fevereiro uma greve geral contra as medidas tomadas pelo governo em relação à crise econômica que o país atravessa, segundo declaração divulgada pela maior associação sindical da Grécia.

A comissão Europeia aprovou nesta quarta-feira o plano de medidas do governo grego, que diminuirá os investimentos do Estado assim como aumentará impostos. Segundo o governo do país, o plano destina-se a "estabilizar" a dívida pública e o déficit orçamentário até fins de 2012.

O premiê grego, Giorgos Papandreu, declarou na terça-feira que os salários do setor público "serão congelados por pelo menos um ano" e os investimentos dos estabelecimentos públicos nacionais serão reduzidos em 10%.

Ao mesmo tempo, os fazendeiros gregos permanecem em greve e bloquearam com seus tratores diversas estradas em todo o país. Nesta quarta-feira também foi bloqueado o posto de fronteira com a Bulgária e também, parcialmente, o Aeroporto Internacional de Salônica.

A Comissão Europeia exigiu que os fazendeiros retirem os bloqueios na fronteira greco-búlgara e ameaçou tomar "medidas jurídicas" contra eles. Os grevistas pedem subvenções de milhares de euros e o governo alega que não tem recursos financeiros.

Fonte: RIA Novosti