Esportistas, professores e gestores se filiam ao PCdoB Salvador

O PCdoB em Salvador ganhou mais 35 novos filiados nesta quinta-feira (4/2). São atletas, gestores e professores de educação física que assinaram a ficha de filiação ao partido em um ato político, realizado no Restaurante Extudo, no Rio Vermelho. O evento contou com a participação do presidente do PCdoB na Bahia, deputado Daniel Almeida, os secretários estaduais, Nilton Vasconcelos (Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e Ney Campello (Extraordinária da Copa 2014) e outras lideranças comunistas.

Segundo o dirigente estadual do PCdoB e chefe de gabinete da Secopa, Everaldo Augusto, organizador do ato de filiação, a maioria dos novos filiados são jovens esportistas, que trabalham como professores, monitores e coordenadores dos programas sociais relacionados ao esporte, mas há também gestores públicos de áreas afins, dirigentes esportivos, de entidades e federações esportivas.

A deputada federal Alice Portugal e a vereadora Olívia Santana foram alguns dos dirigentes partidários que participaram do ato político. Ao saudar os novos filiados, o secretário Ney Campelo (Secopa) falou do compromisso do PCdoB com um jeito correto de fazer política, ressaltando a seriedade dos dirigentes e lideranças que compõem o partido.

O secretário Nilton Vasconcelos (Setre) reforçou ainda a diferença entre o PCdoB e os demais partidos. “Nós nascemos na luta e continuamos na luta. Hoje estamos com uma presença um pouco maior em governos, porque sentimos a necessidade de participar do projeto do presidente Lula, que vem contribuindo para o desenvolvimento do país”, declarou, enfatizando o companheirismo e a solidariedade entre os comunistas.

Falando em nome dos novos filiados, a coordenadora do Programa Segundo Tempo, Aline Batista, ressaltou o simbolismo daquela atitude. “Todos estão se filiando porque compreendem que a tarefa de mudar a sociedade exige que se construam políticas públicas de esporte e garanta o acesso da população. Mas, o esporte pelo esporte não é tudo. É necessário, portanto, que o esporte, em qualquer modalidade, faça parte de um projeto maior de nação e de sociedade. Nossa opção partidária a partir de hoje tem a ver com isso”, afirmou Aline.

O presidente do PCdoB Bahia, deputado federal Daniel Almeida, encerrou a solenidade ressaltando a importância do ato de filiação pelo contexto singular em que ele se dá, em plena preparação da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, às vésperas do Partido completar 88 anos. “Este ano será um ano eleitoral, em que se dará uma acirrada disputa política. Nosso Partido estará ao lado do presidente Lula, pelo aprofundamento das mudanças e pela afirmação de um novo projeto nacional de desenvolvimento, em cujo centro está a valorização do trabalho, crescimento econômico e políticas públicas universais”, ressaltou.

Nos próximos encontros, os militantes do Partido nas áreas do esporte em todo o estado, discutirão importantes questões, como a melhor forma organizativa que o PCdoB deve ter para os esportistas e a Conferência Nacional de Esporte.

De Salvador,
Eliane Costa com informações de Everaldo Augusto