Sem categoria

Oposição americana se reúne em congresso "festivo"

Os conservadores estadunidenses que fazem oposição à administração de Barack Obama deram nesta sexta-feira (5) continuidade ao seu primeiro primeiro congresso, denominado "Tea Party Convention".

Durante quatro dias os oposicionistas reunem-se em Nashville, no estado de Tennessee, com a presença da ex-candidata à vice-presidência pelo partido republicano, Sarah Palin, como uma dos oradores principais.

Sob o lema "Kill the bill" (Matem o projeto de lei), fazem enfurecida oposição ao projeto de reforma da saúde proposta pelo Partido Democrata, no poder, comentou a emissora de televisão CNN.

Os republicanos de direita acusam Obama de "anti-patriótico" por "dilapidar impostos" e "aumentar dívidas".

Os conservadores repudiam as medidas adotadas por Obama, que pretende dispor parte do orçamento para a reforma do caótico e insuficiente sistema de saúde do país, ainda em debate após vários meses de discussão e de aprovadas importantes versões em ambas as câmaras.

O projeto promovido por Obama, que tem a intenção de aumentar a cobertura médica de mais de 30 milhões de estadunidenses, está ainda pendente da conciliação final no congresso.

O movimento "Tea Party", lembra a mídia americana, é considerado influente a nível político, e tanto é assim, que seu respaldo na recente eleição ao Senado em Massachussets foi decisivo.

Com a vitória do republicano Scott Brown os democratas perderam a importante maioria de 60 cadeiras no Senado, agora têm 59.

Com informações da Agência Prensa Latina