Prefeitura de Itacaré faz avaliação do primeiro ano de governo

No último sábado (6/2), o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio (PCdoB), reuniu sua equipe para fazer um balanço das ações realizadas no primeiro ano de gestão na cidade ao sul do estado. “Foi uma oportunidade para avaliarmos a administração, apontar os avanços obtidos e também o que precisa ser melhorado”, afirmou Anízio. Participaram secretários, diretores, assessores, coordenadores e o vice-prefeito, Rosival Bispo (PSC).

A regularização das pendências financeiras de Itacaré, responsável por tirar o município da lista de inadimplentes do Cadastro Único de Convênio (CAUC) e do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) foi destacado como uma das principais realizações do novo governo. “O maior débito deixado pela antiga gestão foi com a Previdência Social, na ordem de R$ 12 milhões. Limpando o nome de Itacaré, poderemos firmar convênios e receber mais recursos dos governos estadual e federal”, pontuou o prefeito.

E como resultado da parceria entre prefeitura e governo do estado, as obras do esgotamento sanitário da Embasa, que estavam paradas há anos, foram retomadas já no início de 2009. A expectativa agora é de que o saneamento básico seja estendido a toda área urbana de Itacaré. O ordenamento da coleta de lixo, o aumento de 1.500 mil alunos na rede municipal de ensino e a implantação de novas creches, permitindo a matrícula de mais de 500 crianças com menos de seis anos, também foram apontadas como avanços implementados pela gestão do PCdoB.

Em termos de estruturação do governo, a prefeitura, em iniciativa inédita, implantou a secretaria municipal de Turismo, reforçando a divulgação de Itacaré enquanto roteiro de viagens em eventos nacionais e internacionais; e a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, possibilitando convênios e cursos de formação e aperfeiçoamento para pequenos produtores, pescadores e marisqueiras. Ainda no âmbito da administração, o destaque fica por conta da implantação da Escola de Gestão e Cidadania, e do workshop Pensando Itacaré; ambas voltadas à capacitação e ao aperfeiçoamento dos servidores públicos com vistas a alcançar a excelência na gerência da cidade.

Da redação local, com informações da Ascom/Prefeitura de Itacaré