Carnaval na lama começou por acaso e é sucesso há 20 anos no Pará

Belém – O bloco Pretinhos do Mangue é um dos sucessos do carnaval do Pará que começou ao acaso, quando, em 1989, três amigos foram ao município de Curuça, localizado a 107 km de Belém, e resolveram entrar no mangue para pegar caranguejo.

O objetivo era saciar a fome, mas os amigos se surpreenderam por não encontrarem caranguejos e, em protesto, desfilaram pela cidade com o corpo cheio de lama, o que passou a ser uma característica do carnaval na região.

Todos os anos, centenas de foliões invadem a cidade de 30 mil habitantes e fazem a festa com muita lama. O bloco desfila sempre com um apelo ecológico.

O tema deste ano do carnaval do Pretinhos do Mangue é o aquecimento global. A manifestação cresceu tanto, que o bloco foi incorporado ao patrimônio cultural imaterial do estado. Um trio elétrico e dois carros alegóricos estilizados de caranguejo estiveram nas ruas de ontem (15).

Hoje (16), o desfile nas ruas de Curuça continuará sem previsão para terminar. A festa reúne, crianças, jovens e adultos