Sem categoria

Uruguai: Tabaré encerra gestão com mais de 60% de apoio popular

O presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, encerrará o seu mandato daqui uma semana com 61% de aprovação popular, é o que revela uma pesquisa divulgada nesta segunda (22) no país. Ao longo de seu mandato, iniciado em 2005, Vázquez atingiu altos níveis de popularidade. De acordo com o mesmo estudo, da consultoria Interconsult, ele também conta hoje com apoio de 94% dos militantes da coalizão governista Frente Ampla.

"Os índices de popularidade de Vázquez sempre foram altos. Ele quase sempre esteve acima das porcentagens obtidas nas eleições de 2004", enfatizou Juan Carlos Doyenart, diretor da Interconsult. Vázquez, primeiro presidente de esquerda do país, venceu o pleito de 2004 ainda no primeiro turno, com 50,45% das preferências.

Dos programas desenvolvidos por seu governo, o Projeto Ceibal [que distribuiu laptops aos alunos e professores do ciclo fundamental das escolas públicas] foi considerado por 98% o melhor, seguido das gestões na área de direitos humanos (74%), na reforma da saúde (65%) e na política econômica (56%).

Por outro lado, a política externa do governo de Vázquez — que atravessa um dos piores conflitos diplomáticos com a Argentina, em decorrência da instalação de uma fábrica de pasta de celulose na região da fronteira — e a Lei de Educação estão entre os temas mais questionados pelos uruguaios.
A percepção positiva do governo se manteve "entre altos e baixos" e, em 2009, aumentou o índice de apoio popular "até atingir a cifra atual", completou Doyenart. Dos entrevistados, apenas 17% disseram desaprovar a atual administração do país.

Vázquez, de 70 anos, não quis tentar a reeleição — à qual seria necessária uma reforma constitucional –, mas não descartou retornar à arena política na campanha de 2014. No próximo dia 1º, ele entregará a faixa presidencial a José Mujica, ex-guerrilheiro tupamaro e que também integra a Frente Ampla.

Fonte: Ansa Latina