Sem categoria

Chile decreta toque de recolher em zona afetada por terremoto

Ao menos 160 pessoas foram detidas nesta madrugada, na cidade de Concepción (Bio-Bio), a mais afetada pelo terremoto que devastou o centro-sul do Chile, onde foi decretado um toque de recolher noturno. A medida é uma tentativa de evitar saques. O terremoto, no sábado (27), causou pelo menos 711 mortes e deixou 2 milhões de desabrigados.

O toque de recolher é parte do 'estado de excessão por catástrofe' decretado neste domingo pela presidente do Chile Michelle Bachelet, como forma de garantir a ordem pública e a entrega de ajuda nas duas regiões mais afetadas pelo sismo: Maule e Bio-Bio. O decreto estabelece uma duração de 30 dias.

A proibição de circular pelas vias públicas se estenderá entre as 21h e às 6h, disse à imprensa local o general Bosco Pesce, designado como chefe da região no estado de catástrofe decretado de Maule, cidade que fica a 300 quilômetros ao sul de Santiago. Em Bio-Bio, a 500 quilômetros da capital, o cargo será exercido pelo oficial de mesmo grau Guillermo Ramírez.

Alguns habitantes, contudo, não respeitaram nesta primeira noite a medida e 160 terminaram detidas. O toque de recolher é o primeiro que se decreta no Chile, 20 anos após a queda da ditadura de Augusto Pinochet. Na cidade de Concepción, capital de Bio-Bio, havia ocorrido ainda no domingo enfrentamentos entre a Polícia e centenas de habitantes que saquearam um supermercado, desesperados pela falta de água e mantimentos, já que os comércios continuavam fechados. Dez mil soldados forma então enviados à zona mais afetada pela catástrofe.

Bachelet anunciou a entrega gratuita de produtos de primeira necessidade nas regiões de Maule, Bio-Bio e Araucania, depois de um acordo com a associação de supermercados. O plano, que contém outras medidas, estará a cargo dos ministros do Interior, Edmundo Pérez Yoma, e de Defesa, Francisco Vidal, coordenados com o de Fazenda, Andrés Velasco.

Com agências