Governo garante recursos para a 10ª edição do Rallye Transamazone
Governo garante recursos para a 10ª edição do Rallye Transamazone
Na tarde desta quinta-feira (26), o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), garantiu apoio financeiro à realização da 10ª edição do Rallye Transamazone, um evento internacional organizado pela IDS (entidade francesa Ilha do Sol), que reúne navegadores de vários países.
Publicado 02/03/2010 14:44 | Editado 04/03/2020 16:53

Serão 22 embarcações da França, Bélgica, Inglaterra, Suíça e Nova Zelândia, cujos tripulantes farão um intercâmbio cultural com moradores dos locais por onde passarão, além de movimentarem a economia local. "Só no ano passado foram R$ 1,5 milhão movimentados com a presença do Rallye nas cidades", informou o diretor de Esporte de Rendimento e Projetos Estratégicos, Moisés Alves.
O cheque, no valor de R$ 45 mil, foi entregue pelo titular da Seel, Jorge Panzera, a Noélio Sobrinho, presidente da Associação Brasileira de Surf na Pororoca, como resultado do convênio firmado com a IDS, em cumprimento a um termo de compromisso assinado pela ex-secretária de Esporte e Lazer, Lúcia Penedo, com vigência até 2010.
Os participantes do Rallye chegam ao Pará no próximo domingo (28), na Estação da Docas. A competição começará em 06 de março e prosseguirá até final de abril, com parada em nove municípios paraenses: Belém, Soure, São Sebastião da Boa Vista, Breves, Porto de Moz, Almeirim, Monte Alegre.
Apoio social – Os velejadores também doam à população cestas básicas e óleo diesel, para moradores de comunidades que usam gerador. O diretor Operacional do evento, Nicolas Tiphagne, ressaltou como a presença das equipes mobiliza a população. "Ano passado, em Almeirim, uma comunidade chamada Novo Horizonte montou um restaurante para receber a gente e, com os valores arrecadados, foi construída uma escola", contou. Os velejadores também ajudam a divulgar o potencial turístico e a biodiversidade do Pará em todo o planeta.
Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira foi acertado que a Paratur será responsável pela organização da recepção aos velejadores em Belém. "Temos a nossa equipe permanente que trabalha nos eventos, mas como isso é uma coisa maior selecionamos voluntários que falam outras línguas, principalmente universitários", informou a gerente de Marketing da Paratur, Jaqueline Alves.
O Rallye é um evento esportivo e turístico, que envolve prefeituras, secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Marinha e Capitania dos Portos, tudo para garantir a segurança e o êxito da competição.
Rallye Transamazônico irá visitar 11 localidades paraense