Mais de 100 obras serão lançadas no espaço Café Literário

Ansiedade e expectativa são algumas das emoções que sente um autor prestes a lançar um livro. O Salão do Livro do Tocantins, em todas as suas edições, tem sido palco para estimular essas sensações quando os escritores se tornam personagens de suas histórias, ao apresentarem suas obras ao grande público.

Este ano não será diferente, entre os artistas estão estudantes que iniciam a carreira no mundo das letras, escritores regionais e de outros estados. Em comum, todos levam a oportunidade de brilhar com seus trabalhos no espaço Café Literário.

Entre eles está Yanna Barbosa, que instigada pela luta agrária na região do Bico do Papagaio, decidiu contar a história de uma freira gaúcha que acompanhou a trajetória de Padre Josimo pela causa. “A Lurdinha era minha vizinha quando comecei a pesquisa, em 2008. Ninguém sabia da sua história. Foi quando eu vi um depoimento dela no filme Raimunda, a quebradeira”, conta.

A história de Lurdinha é uma das 104 obras que serão lançadas no Café Literário deste ano. Além dos livros, o espaço traz apresentações de recital, musica e teatro. Paulo Cesar Saracene, diretor do filme “O gerente” que conta a história da vida de Carlos Drummond de Andrade, é uma das atrações mais esperadas pelo público do Café. Entre um lançamento e outro, Saracene, também lançará o livro “Por dentro do cinema novo – 2° Edição”, que conta com a participação de Anna Nascimento, que atua no cinema brasileiro desde a década de 70, a atriz é protagonista do filme. Junto ao diretor Ana fará recital poético sobre Carlos Drummond.

O Café Literário está localizado no centro do Salão do Livro e é dedicado aos amantes da literatura e boa arte. Na estrutura há espaço para mais de 300 pessoas, que também vão poder assistir a palestras sobre o bulling, relacionamento entre professores e estudantes, além da exibição de documentários. (Geórgia Milhomem)
Fonte: Ascom – Seduc