Deputado Osmar Júnior homenageia José Mindlin em discurso

O deputado federal Osmar Júnior homenageou em discurso no parlamento da Câmara Federal o bibliófilo José Mindlin, que morreu no último dia 2 de março.

Osmar Alepi - Reprodução

Na sua fala, o deputado falou sobre as contribuições do também empresário para impulsionar a leitura no Brasil, onde cada habitante lê, em média, apenas 2 livros por ano.

Osmar Júnior aproveitou ainda para enviar as saudações a José Mindlin em nome de todo o Piauí.

Confira na íntegra o discurso do deputado:

Após alguns meses de internação, faleceu neste domingo o empresário José Mindlin. Homem corajoso recusou-se a demitir o jornalista Vladimir Herzog, apesar da pressão da ditadura militar. Anos mais tarde, pedia demissão da presidência do Conselho de orientação do IPT, por ser contrário a interferência do governo Mário Covas na eleição do SEBRAE.

Mas a grande paixão de Mindlin era a leitura. Bibliófilo, ergueu a maior biblioteca privada do país. Seu acervo alcançou a incrível marca dos 38 mil exemplares, constituído desde 1927. Colecionador e leitor, dizia freqüentemente que sua missão era a de inocular o vírus da leitura nas pessoas, tarefa na qual acumulava sucessos e insucessos. Esta era a sua “doença”. E sobre esta, ele dizia que tratava-se de uma doença que o fazia sentir-se bem, ao contrário das outras, e que, além do mais, era incurável. José Mindlin era um difusor cultural e gostava de relatar a dificuldade em conseguir determinadas raridades literárias.

Seu rico acervo foi doado para a USP – Universidade de São Paulo – e será fundamental para a constituição da biblioteca Brasiliana que se encontra em construção atualmente.

O Brasil perdeu um grande homem. Os livros perderam um fã apaixonado. “A gente passa, os livros ficam”. O Piauí saúda o grande mestre.