Executivas do PCdoB e do PT em Goiás dialogam sobre eleições

A executiva estadual do Partido Comunista do Brasil e do Partido dos Trabalhadores de Goiás abriu conversação sobre movimentação eleitoral no estado. PT acena construção de chapa proporcional conjunta. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, na sede do PCdoB, em Goiânia.

Na manhã desta sexta-feira, dia 05 de março de 2010, na sede do PCdoB, em Goiânia sentaram a mesa a diretoria comunista, por meio do seu presidente Fábio Tokarski e vice, professor Nivaldo dos Santos, secretário de finanças, Luiz Carlos Orro, secretário geral, Honório Ângelo da Rocha, secretária de comunicação, Eliz Brandão e o secretário institucional, João Guimarães. A direção petista, estava representada pelo presidente, Valdi Camárcio, vice, Osmar de Lima Magalhães, secretário de finanças, Senivaldo Silva Ramos e Sergio Alberto Dias (Serjão), secretário geral do PT. 
 
De acordo com o presidente estadual do PCdoB, Fábio Tokarksi, o objetivo do encontro era estabelecer contato entre as duas novas direções de partidos, que historicamente tem se aliado, na construção de um programa de governo que contemple a sociedade, com desenvolvimento sustentável.
 
A conversa buscou centrar nas condições de afunilamento político que está se formando no pleito eleitoral deste ano. Assim como o presidente do PCdoB, o presidente do PT relembrou a trajetória conjunta nas disputas eleitorais, entre os dois partidos, disse que o PCdoB sempre foi um partido aliado de primeira hora. “Nosso tarefa para 2010 é de fortalecer ainda mais os nossos laços e o PCdoB sabe se apresentar. Consideramos os aliados e o PCdoB é nosso irmão. Pensamos numa chapa consistente na proporcional e estamos abertos para formarmos essa chapa, com PT, PCdoB e outros partidos que queiram dialogar”, apresenta Valdi Camárcio. 
“O grande foco hoje é manter o Projeto com seus aliados nacionalmente e em Goiás essa trajetória conjunta, entre o PCdoB e o PT nas disputas eleitorais” – aponta o presidente do PCdoB, Fábio Tokarksi.

O presidente comunista falou da afeição entre os dois partidos nacionalmente e a tendência de saírem juntos em vários estados. “A direção nacional do PCdoB esteve com Dilma Roussef e deverá anunciar oficialmente, na primeira quinzena de abril, um ato público de apoio à pré-candidatura de Dilma à Presidência da República”, avisa Tokarski que lembrou também do apreço dos comunistas quando a pré-candidata falou da continuação do governo Lula, mas da busca do avanço.
 

Fábio Tokarski apresentou a necessidade de pautar a campanha em torno da luta institucional. “Nós queremos ser convidados a discutir o programa da chapa, a pauta da coordenação da campanha, apresentar nossas propostas na formação do Plano de governo” – requereu o presidente do PCdoB.
 
Valdi Camárcio disse que o objetivo do seu partido é construir uma candidatura majoritária do campo de apoio ao Governo Lula, que seja capaz de vencer as eleições em Goiás. “Iris está disposto a ser candidato, mas nem ele, nem ninguém, se apresentou ainda. Enquanto isso assumimos a tarefa das conversações para irmos formando um núcleo que tenha força suficiente de vitória e vamos apresentar essa coligação, não só o candidato, quando acharmos o melhor momento", conclui o presidente do PT. 
 
Da redação local,
 
Eliz Brandão