IFCE de Limoeiro do Norte homenageia Bergson Gurjão

Na última quinta-feira (03/03), cerca de 600 estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará do Campus Limoeiro do Norte, reorganizaram o Diretório Acadêmico da instituição para dar continuidade às lutas estudantis. Os alunos decidiram, por unanimidade, homenagear o jovem guerilheiro Bergson Gurjão Farias.

Bergson Gurjão 1

O Diretório Acadêmico Bergson Gurjão (DA BGF) reconhece o Diretório Central dos Estudantes José Montenegro de Lima (DCE JML) do IFCE (antigo CEFET – CE) e declara a União Nacional dos Estudantes (UNE) como a única instituição de representatividade dos estudantes brasileiros, desconsiderando de imediato o oportunismo de grupos ultra radicais. Os estudantes do DA afirmam ainda que farão parte das jornadas de lutas da UNE e da UBES.

Mais sobre Bergson Gurjão

Bergson era estudante de Química na Universidade Federal do Ceará (UFC), vice-presidente do DCE eleito em 1968. Foi preso no Congresso da UNE em Ibiúna e, em 1968, excluído da universidade com base no Decreto-lei 477.

Em 1968, no Ceará, foi gravemente ferido na cabeça quando participava de manifestação estudantil na Praça José de Alencar. Em 1969, foi residir na região de Caianos, onde continuou suas atividades políticas. Em 08 de maio de 1972, foi ferido e morto em combate nas selvas do Araguaia.

Seus restos mortais foram identificados em julho de 2009. Em outubro do mesmo ano, sua família pode, após 37 anos de esperança e luta, sepultar em Fortaleza seu ente querido.

De Fortaleza,
Carolina Campos com colaboração de Valdivino Neto (membro União da Juventude Socialista (UJS), do Comitê Estadual e dirigente do PCdoB em Palhano)