UECE: Chapa de oposição lança carta aberta sobre eleições no DCE

Os membros da Chapa 2, "DCE de Portas Abertas", acabam de lançar uma carta aberta aos estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em protesto pela truculenta decisão da atual direção do Diretório Central dos Estudantes (DCE) de interromper o processo eleitoral. Segundo a chapa de oposição, formada por estudantes filiados à União da Juventude Socialista (UJS) do Ceará e independentes, o cancelamento das eleições durante a sua realização fere o Estatuto da entidade.

O Vermelho/CE colabora com a digulgação da carta. Leia a seguir a íntegra do documento:

Caro(a) Estudante,

O que deveria ser um momento de recuperação da credibilidade do Movimento Estudantil na UECE, infelizmente se transformou num palco de autoritarismo e desrespeito com a entidade que nos representa – o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Um final lamentável, assim podemos classificar o resultado das últimas eleições para o DCE, "realizadas" nos dias 02, 03 e 04 de março.

Vejamos o que aconteceu. Os mesmos setores do Movimento Estudantil que abandonaram e fecharam o DCE, resolveram cancelar a eleição na quinta-feira, 04/03, durante a realização do processo. Isso mesmo, os membros do coletivo T.T.M. (hoje com outro nome, "CANTO GERAL"; mudaram de roupa, mas são as mesmas pessoas!), não ficaram satisfeitos em deixar o DCE sem eleições por 2 anos, então decidiram interromper o processo eleitoral, através do CEB*, alegando irregularidades em sua condução. Isso tudo sem consultar os estudantes dos seus cursos.

Concordamos que havia algumas situações que comprometiam o resultado das eleições, boa parte por falta de responsabilidade da Comissão Eleitoral, indicada em sua maioria pela chapa Lutar e Construir n° 1, também herdeira dessa tragédia que foi a última gestão do DCE. Contudo, o Estatuto do DCE, documento que regulamenta seu funcionamento, prevê que o CEB só pode interferir nas eleições no final do processo.

Dessa forma, o que os representantes dos Centros Acadêmicos (ligados ao antigo TTM) fizeram foi ilegal, revelando a prepotência e o desrespeito desse grupo para com os estudantes. Mas o pior é que com esse golpe, eles impediram a reabertura do DCE e continuaram como "representantes exclusivos" dos estudantes da UECE. Enquanto isso, nosso DCE permanece fechado e os problemas vão se acumulando.

Da nossa parte, queremos agradecer a todos que apoiaram nosso esforço nessas eleições. Mesmo no final do semestre, com provas e trabalhos para apresentar, os membros e apoiadores da nossa chapa – DCE de Portas Abertas – Oposição! Nº02 – demonstraram muita responsabilidade e compromisso com a Universidade. Passamos em sala, discutimos os problemas da UECE com os estudantes e, dessa maneira, construímos um diálogo que não se perderá pelo cancelamento da eleição.

Neste momento, manifestamos nossa disposição em contribuir para a construção de um novo tempo no Movimento Estudantil da UECE, com outras linguagens, mais compromisso, diálogo e respeito pelos estudantes. Queremos um DCE de Portas Abertas para dar “o pontapé inicial” desse processo.

Não se omita, venha você também fazer parte dessa transformação.

Fonte: Blog do Prof. Evaldo