BA: Ajustes finais para implantação do Gasene em Itabuna
A partir da próxima semana, Itabuna se tornará a primeira cidade do estado a contar com uma central de distribuição do Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste – Gasene. A obra implementada pela Petrobras conta com a parceria regional da Companhia de Gás da Bahia, responsável pela sua compressão e distribuição; inicialmente por meio de caminhões-tanque e, a partir do segundo semestre, por dutos que levarão o gás natural a empresas, estabelecimentos comerciais, residências e postos de combustível.
Publicado 16/03/2010 18:36 | Editado 04/03/2020 16:20
Até então, o fornecimento do gás era feito através do campo de Manati, na bacia de Camamu, operado pela Petrobras em um consórcio com duas empresas privadas. No caso do Gasene, a base de distribuição será interligada ao citygate da estatal no próprio município. “O gasoduto da Petrobras é uma obra vital para o sul da Bahia, que ganhará um novo impulso de crescimento socioeconômico, atraindo grandes investimentos para a indústria, comércio e transporte”, afirmou o diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães.
A inauguração da estação de transferência e custódia de gás natural em Itabuna será no próximo dia 26. O mercado industrial, que representa 91% de atendimento da Companhia de Gás do Estado, será atendido logo nesta primeira fase, juntamente com o setor automotivo. A Companhia, inclusive, já fechou contratos com a DPAM/Nestlé, a Trifil e uma rede de postos de combustível.
Na segunda-feira (15/3), Magalhães se reuniu com prefeitos da Associação dos Municípios da Região Cacaueira, deputados federais e estaduais, vereadores e empresários e, ao lado do secretário estadual de Infraestrutura e presidente do Conselho de Administração da Bahiagás, João Leão, apresentou o projeto de distribuição do gás natural, falou da importância da nova fonte energética para o desenvolvimento e expôs as metas de expansão da Cia. “A Bahia tem apostado no futuro, e a Bahiagás vem consolidando seu compromisso com o desenvolvimento do estado por meio da interiorização do uso do gás natural”, pontuou Davidson Magalhães.
Os planos da empresa são de estender os dutos de distribuição até Ilhéus, Itapetinga e Vitória da Conquista, além das cidades de Mucuri, Eunápolis e Catu, onde também serão implantadas bases do Gasene. A previsão de investimentos é da ordem de R$ 60 milhões até 2012. O projeto prevê, ainda, uma maior integração da região aos grandes centros produtores de grãos e minério, a partir da construção da Ferrovia Oeste-Leste e do Porto Sul.
De Salvador,
Camila Jasmin, com informações da Ascom/Bahiagás