Sem categoria

 Livro traz novo olhar sobre o Sertão dos vaqueiros

Nesta quinta-feira (18), será lançado no Rio de Janeiro, o livro “O que os netos dos vaqueiros me contaram – o domínio oligárquico no Vale do Parnaíba”, de autoria do sociólogo e professor Manuel Domingos Neto. A obra discute o papel da criação extensiva de gado na construção do Brasil e investe contra interpretações consagradas acerca da reprodução do poder político no mundo rural e da intervenção do Estado no desenvolvimento regional.

O campo de observação privilegiado pelo autor foi o Vale do Rio Parnaíba, secular área de apoio das populações do vasto sertão semi-árido. A grande motivação do estudo foi precisamente a trajetória aparentemente paradoxal do local, que foi de grande abastecedor da população brasileira à condição de paradigma de pobreza.

A pesquisa confirma a idéia de que as fazendas sertanejas, mesmo com a pecuária extensiva em crise irreversível, mas exportando produtos do extrativismo vegetal, geraram divisas indispensáveis ao financiamento do desenvolvimento industrial do Sudeste.

Além de repelir a tese de que a criação de gado no Nordeste tenha sido uma atividade isolada da economia internacional, o livro mostra a atuação dos vaqueiros na ocupação do vasto interior do país.

Domingos chama a atenção para o fato de a literatura tradicional enfatizar os bandeirantes em detrimento dos grandes devassadores e ocupantes efetivos do território brasileiro. Na disputa pelo estabelecimento da memória nacional o lugar dos sertanejos nordestinos foi sistematicamente obscurecido.

O sociólogo repele o “coronelismo” como categoria histórico-sociológica válida para a análise da vida política brasileira bem como a noção de que a força dos potentados rurais seria fundada na concentração da propriedade da terra. Tomando os conflitos sangrentos como inerentes a criação extensiva, o livro ressalta a importância da força bruta na dinâmica política.

Para transmitir essas ideias, o livro foi estruturado em torno das histórias de vida de três netos de vaqueiros colhidas em 1984. Estas personalidades, plenamente sintonizadas com as orientações das elites nacionais, exerceram funções destacadas nas mudanças vividas pelo Vale do Parnaíba ao longo do século XX.

O evento de laçamento da obra no Rio acontecerá no Antonio's Bar e Botequim (Av. Mem de Sá, 88. Lapa), nesta quinta (18), às 19h.