Audiência pública vai debater mercado de trabalho feminino

O vereador Luciano Siqueira, presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal do Recife, está convocando para o próximo dia 23 (terça-feira), a partir das 09h, no Plenarinho da Casa, audiência pública sobre o tema “Mulher, por igualdade de oportunidades no trabalho”.

O evento contará com a participação de representantes do movimento de mulheres, sindicalistas e trabalhadoras, além de gestores públicos do Recife, que irão debater as condições do mercado de trabalho para as mulheres da cidade.

Entre os presentes à audiência pública estarão Rejane Pereira, secretária Especial da Mulher do Recife, José Bertotti, secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia da PCR, Betânia Ávila, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM-PE) e do Núcleo de Reflexão Feminista sobre o Mundo do Trabalho e Márcia Ramos, coordenadora da UBM – União Brasileira de Mulheres em Pernambuco.

MERCADO DE TRABALHO

Uma leitura especial dos dados de 2009 sobre a mulher no mercado de trabalho da Região Metropolitana do Recife (RMR) é feita pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) realizada pela Agência CONDEPE/FIDEM em parceria com o DIEESE e a Fundação SEADE e divulgada no início de março.

De acordo com a pesquisa, em 2009, as mulheres continuaram sendo minoria na inserção no mercado de trabalho, representando 45,6% da População Economicamente Ativa, o que corresponde a 803 mil trabalhadoras. Elas também constituem a maioria da população desempregada (53,8% contra 46,2% dos homens). O rendimento anual médio das mulheres no ano passado (R$ 555) continuou bem abaixo do dos homens (R$ 755), sendo o equivalente a 73,5%.

Ainda segundo o estudo, a taxa de participação feminina no mercado de trabalho é de 44,7%, inferior à média registrada para a Região Metropolitana do Recife (53,4%) e da observada para os homens (63,7%), o que evidencia a desigualdade de gênero no mercado de trabalho produtivo. Os Serviços respondem por mais da metade do contingente de trabalhadoras (54,4%), seguido pelo Comércio (19,8%), Serviços Domésticos (18,3%) e Indústria (4,9%). O estudo teve como foco principal o emprego doméstico, que tem um peso relevante no mercado de trabalho feminino, especialmente entre as mulheres negras, dessas 37,4% não possuem carteira assinada.

Fonte: Site de Luciano Siqueira