Sem categoria

Bancada feminina discute mulheres e direitos humanos

A Bancada Feminina do Congresso Nacional e entidades representantes da luta das mulheres promovem, nesta terça-feira (23), um debate sobre o Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH) sob o olhar das mulheres e as perspectivas para o alcance da igualdade de gênero.

Para apresentar o tema Mulheres e o Mundo do Trabalho, foi convidada Cleusa Aparecida Silva, da Casa Laudelina de Campinas; e sobre Violência contra as Mulheres, falará Verônica Ferreira, do SOS CORPO Instituto Feminista para a Democracia.

O painel também abordará o tema Mulheres e Criminalização, por Bia Galli, do Ipas Brasil, organização não-governamental que trabalha com temas ligados a saúde e aos direitos reprodutivos da mulher; e Paula Viana, da Jornadas Brasileiras pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro. O tema Mulher e Poder será apresentado pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP).

O evento reunirá a ministra a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire SPM, a coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) e representantes das demais entidades promotoras do evento – IPAS Brasil, Leila Adesse; Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Harold Robinson e do Cfemea, Kauara Rodrigues, além do fotógrafo autor da exposição Mulheres entre luzes e sombras, João Roberto Ripper.

Exposição fotográfica

Também nesta terça-feira, ainda em homenagem ao centenário do Dia Internacional da Mulher, será aberta, no Espaço Cultural Zumbi dos Palmares – corredor de acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados -, a exposição “Mulheres entre luzes e sombras”, de João Roberto Ripper, um dos melhores fotógrafos brasileiros que trabalha com temas sociais.

A exposição enfoca mulheres ameaçadas em seus direitos. Mulheres que têm de mergulhar em si mesmas e nos contatos com as pessoas que amam, buscando, equilíbrio, alegria e força para resistir às discriminações de que são vítimas.

Numa divisão temática, a iniciativa apresenta quatro blocos que são, ao mesmo tempo, distintos, mas que se entrelaçam, pois pretendem contar histórias que apresentam a vida dessas mulheres, como se formassem um todo.

Em quatro blocos, entrelaçados pelas histórias dessas mulheres, a exposição traz Corpos Explorados – este bloco traz imagens que retratam a vida profissional, o trabalho como meio em busca de si mesmas, Corpos Violados – imagens que retratam como a violência e a omissão afetam a integridade física, psicológica e sexual das mulheres, Corpos Ameaçados – o universo proibido, mulheres que seguem em defesa do direito a tomar decisões sobre suas próprias vidas e Corpos Livres – imagens que nos remetem à histórias de superação, determinação e força de mulheres, mães, conselheiras, fazedoras, contadoras de histórias de vidas e cidadãs.

O evento também contará com a participação do Grupo Loucas de Pedra Lilás, especializado em promover, através do teatro e com humor, as posturas cidadãs, quer sejam nas relações entre homens e mulheres, quer sejam nas questões urgentes e atuais como educação sexual e reprodutiva ou ainda prevenção e combate à violência, entre outras. As Loucas já se apresentaram em países como Alemanha, Colômbia, Chile, Suíça e também na Galícia.

Serviço:
Exposição fotográfica “Mulheres entre luzes e sombras”
Abertura: 23 de março, às 11h
Visitação: 23 de março a 8 de abril de 2010
Local: Espaço Cultural Zumbi dos Palmares – Corredor de Acesso ao Plenário – Câmara dos Deputados – Brasília-DF
Entrada franca

Da sucursal de Brasília
Márcia Xavier