Luciana Santos e Governador acompanham estudantes amanhã

Estudantes de todo o Estado realizarão a Jornada de Lutas em Pernambuco, na próxima terça-feira 23. O ato será uma grande passeata no centro da cidade para entregar uma pauta de reivindicações ao Governador Eduardo Campos a fim de que ele se comprometa prioritariamente com a educação, quando os recursos do Pré-sal chegar a Pernambuco e comemorar a gratuidade da Universidade de Pernambuco (UPE) .

une

A concentração será às 13h, em frente ao colégio GP, na Rua do Hospício, e depois seguirão até o Palácio do Governador. A expectativa é que aproximadamente 3 mil estudantes compareçam ao ato, também estarão presentes grandes personalidades, como o Governador Eduardo Campos, a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente Luciana Santos (PCdoB), o ex-prefeito do Recife João Paulo, o professor e reitor da UPE Carlos Calado, o Deputado Estadual Luciano Moura (PCdoB),Humberto Costa, a Deputada Estadual Teresa Leitão (PT),os ex-presidentes do DCE da União de Estudantes de Pernambuco(UEP) e da UPE, Geraldo Vilar e Anne Cabral. A Associação de Docentes da UPE (ADUPE) e o Sindicato dos Servidores da UPE (SINDUPE), também participarão do movimento. Todas essas personalidades estarão em cima de um trio elétrico que acompanhará a passeata junto a representantes da UNE, UEP, UMES e UBES.

A luta

O objetivo principal dos estudantes é conseguir mais recursos para a educação, através do fundo social do Pré-Sal que virá para Pernambuco. Eles asseguram que, se forem destinados  50% do fundo Social dos Royalties do Pré-sal que virá para o Estado para a educação, o nível do ensino e aprendizado será muito elevado. Dessa forma, será garantida ampliação de vagas das Universidades públicas e das escolas técnicas federais, além de melhorar bastante o ensino básico público. “A UBES sempre lutou para ter 10% do PIB destinado à educação, isso implica em ampliar os investimentos colocando o país em outro patamar educativo. Historicamente, nunca se teve tantas chances de conseguirmos isso como estamos tendo agora. Temos essas condições em nossas mãos e não podemos deixar que essa oportunidade de ter uma educação universalizada, pública, gratuita e de qualidade escape sem que fizéssemos nada”, explicou a presidente da UMES, Manuela Braga. 

Nesta atual gestão da UNE e da UEP, a principal pauta se refere à defesa da nova Lei do Petróleo e pela destinação de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para Educação."Na ocasião, reivindicaremos um novo marco regulatório para o petróleo brasileiro, bem como uma distribuição mais justa dos royalties para todos os estados.Neste sentido, acreditamos que a luta dos estudantes brasileiros deve sempre ser valorizada. A recente conquista da gratuidade da UPE foi uma luta de varias gerações, assim como o pré-sal será a luta dessa geração e das futuras e mostrou como a luta estudantil permanece viva", explicou Virginia Barros, presidente da UNE.
 
Homenagem

Na ocasião, os estudantes também realizarão uma homenagem as pessoas que de alguma forma colaborou com a conquista que os motiva para outras lutas. “Essa gratuidade da UPE nos deu impulso para conseguir mais mudanças na educação, então acreditamos que este é o momento para se reconhecer que quando nós estudantes nos mobilizamos, conseguimos alcançar nosso objetivo”, afirmou a presidente da UNE, Virginia Barros.

Em cima do trio elétrico, o Governador Eduardo Campos, a secretária Estadual Luciana Santos (PCdoB) e o reitor da UPE Carlos Calado, receberão a primeira medalha Candido Pinto. Os estudantes decidiram criar esta medalha, durante esta luta tão importante, para homenagear o estudante Candido Pinto que foi presidente da UEP na época da Ditadura Militar. Ele foi brutalmente torturado, enquanto lutava pelas causas estudantis, ficando paraplégico. Em 2005, os estudantes o homenagearam no Congresso de Reconstrução da UEP e o tornou patrono da instituição, hoje a UEP se chama: União dos Estudantes de Pernambuco Candido Pinto.

Do Recife,
Elaine de Paula.