Comunistas do Pará comemoraram os 88 anos do PCdoB

Na semana em que o Partido Comunista do Brasil completa 88 anos, a direção do comitê estadual e os municipais no Pará, militantes e amigos participaram de várias atividades que ressaltaram a importância do PCdoB na vida e na história de luta do povo e dos trabalhadores brasileiros.

Um conjunto de ações vêm sendo desenvolvidas pela militância comunista do Pará em homenagem aos 88 anos de luta do PCdoB.

Festa Popular

Não podia ser diferente, já é uma tradição da militância comunista no Pará comemorar o aniversário do Partido em praça pública e na manhã de domingo (21), diversas lideranças da política paraense, entidades dos movimentos sociais, partidos amigos estiveram no anfiteatro da Praça da República e fizeram sua saudação ao PCdoB.

Embalados com muito carimbó do grupo folclórico Tambatajá e com muito rock da banda Xamã, o público ficou entusiasmado.

Segundo Jorge Panzera, vice-presidente do PCdoB no Pará, a história de luta do PCdoB, se confunde com a do povo brasileiro. “ São tantas as batalhas travadas, muitas com grandes conquistas, que nos faz crer que sempre optamos pelo caminho correto, o da solidariedade, o do humanismo e o da luta em defesa dos interesses coletivos” , disse Panzera.

O PCdoB no Pará tem uma grande história. É o paartido do estado de de João Amazonas, Expedito Ribeiro, Paulo Fonteles e Neuton Miranda. Sua organização tem a marca da luta contra o latifúndio; por isso, alguns de seus quadros e líderes foram perseguidos e mortos.

"Atualmente, o partido está presente nas lutas do campo, dos estudantes, dos trabalhadores, e tem presença marcante nos espaços de governo que ocupa, transformando cada um deles em espaços democráticos que ajudam na organização e na luta do povo, conquistando direitos sociais", explicou Érico Albuquerque, presidente do partido no Pará.

Justa Homenagem a Neuton Miranda

Outro ponto forte do evento foi a homenagem feita pela Direção Estadual através da militante Eneida Guimarães, que contou em poucas palavras a importância de Neuton Miranda na luta por melhores condições de vida do povo paraense desde quando foi deputado estadual, passando pela Companhia de Habitação do Pará, e recentemente à frente da Superintendência Regional do Patrimônio da União. "Por  onde, Miranda sempre colocou esses espaços a serviço da inclusão social do povo sofrido. Ele foi o grande construtor do partido no Pará, e a maior homenagem que podemos prestar a ele é continuar sua trajetória e sua luta", disse, ainda o presidente do PCdoB-PA.

Sessão Especial na Câmara Municiapl de Belém

Além das homenagens prestadas pelo próprio partido e seus militantes, a Câmara Municipal de Belém realizou, em 22 de março de 2010,  sessão especial em comemoração aos 88 anos de fundação PCdoB, além de lembrar os 62 anos, "in memoriam" , de Neuton Miranda, ex-presidente regional do partido, morto em fevereiro. A sessão atendeu pedido do vereador petista Adalberto Aguiar que presidiu a sessão.

A mesa foi composta por dirigentes do PCdoB e PT, representantes dos movimentos sociais e sindical, dentre eles CTB, UBM e UJS.

De Belém,
Moisés Alves