Juazeiro: Prefeitura adere ao Programa Medicamento em Casa

A assinatura do termo de compromisso para adesão ao programa estadual Medicamento em Casa, uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, em parceria com o Governo da Bahia, irá assegurar o fornecimento de remédios, através dos correios, a cerca de 10 mil hipertensos e diabéticos na região norte do estado, por um período inicial de três meses. Os pacientes de planejamento familiar, por sua vez, receberão contraceptivos durante seis meses.

Como medida de segurança, o benefício é exclusivo aos pacientes que já fazem uso regular e contínuo de medicamentos, e têm controle da pressão arterial e da taxa de glicemia. A prescrição de remédios é feita on line e o cadastro de pacientes é informatizado e individual, com a posologia particular de cada um dos registrados. Após o médico prescrever a receita, o pedido é informado à Central do Programa, que providencia o envio do medicamento, sob a supervisão de um farmacêutico, diretamente ao paciente.

Nesta segunda-feira (22/3), médicos enfermeiros, farmacêuticos, agentes de saúde e digitadores da rede municipal de Juazeiro foram submetidos a um curso de capacitação, com treinamento ministrado por uma equipe da Superintendência da Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual da Saúde da Bahia. Ainda esta semana, será iniciada a implantação efetiva do Programa, atendendo inicialmente 250 pacientes hipertensos e diabéticos que, além de receber o medicamente em casa, contarão com acompanhamento constante da Equipe de Saúde da Família.

“A adesão é mais uma iniciativa do município para qualificar o atendimento dos pacientes cadastrados no Programa de hipertensos e diabéticos de Juazeiro. A ação, que também melhora a assistência farmacêutica na cidade, vai facilitar o acesso do paciente ao medicamento, oferecendo mais conforto e comodidade, já que o usuário receberá na própria casa, pelo correio”, enfatizou o secretário de saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa.

Da redação local, com informações da Ascom/Prefeitura de Juazeiro