Comunistas de Pernambuco celebram aniversário de 88 anos do PCdoB

Nesta quinta-feira 25, o Partido Comunista do Brasil-PCdoB completará 88 anos de história. Neste momento tão importante, comunistas e amigos irão se reunir numa festa de comemoração que acontecerá no Mercado Eufrásio Barbosa, às 19h, em Olinda. Na ocasião, também será entregue o titulo de cidadão olindense ao presidente do PCdoB em Olinda, Marcelino Granja.

PCdoB PE

A festa de aniversário do partido do socialismo promete reunir militantes de todo o Estado, como também vários amigos, movimentos sociais e sindicatos ligados as grandes lutas que o partido vem travando. A festa será também uma oportunidade para prestigiar o momento em que companheiros estarão se reencontrando para relembrar as lutas em que estiveram juntos e os planos para o futuro do Brasil. Uma banda de jazz e outra de forró promete animar o ato festivo e descontrair os convidados.

Futuro cidadão olindense

O projeto de tornar Marcelino Granja cidadão Olindense foi proposto pelo vereador e presidente da Câmara dos Vereadores, Marcelo Soares.

Marcelino Granja nasceu em Bonito, no Agreste pernambucano. Formou-se pela UFPE em Engenharia Civil e chegou a chefiar a Agência da Receita Federal em Jaboatão dos Guararapes além de ter sido diretor de Operações do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM). Marcelino é dirigente do PCdoB desde 1982, mas esteve militando no movimento estudantil, entre o final da década de 70 e início da de 80. Durante oito anos, ele foi o secretário da Fazenda e de Governo do município de Olinda. Atualmente, Marcelino Granja é presidente do PCdoB em Olinda e membro do Comitê Central.

PCdoB Recife

E pra não ser diferente em comemoração aos seus 88 anos o PCdoB Recife estará fazendo um grande ato de distribuição de nosso Jornal A Classe Operária em dois momentos, as 6h da manhã na integração da Macaxeira e novamente as 16:00h na estação Central do Metrô do Recife.

Um pouco de História

O PCdoB foi fundado em 1922, é o partido mais antigo do país. Viveu 60 anos na clandestinidade. Em 1962, rechaçou o oportunismo de direita, reorganizou-se, adotando a sigla PCdoB, e realçou sua marca revolucionária. Muito perseguido pelo regime militar, dirigiu a Guerrilha do Araguaia em 72-75. Ao fim da ditadura, alcançou a legalidade. Vive hoje uma das suas fases mais ricas.

O PCdoB guia-se pela teoria científica de Marx, Engels e Lênin, e desenvolvida por outros revolucionários. . Procura aplicá-la criativamente à realidade do Brasil e desenvolvê-la sem cessar.

O princípio básico da organização do PCdoB é o centralismo democrático, que estimula a expressão das pessoas de forma livre e responsável para a construção das orientações partidárias sob um único centro dirigente e no qual as decisões tomadas são válidas para todos, subordinando o interesse individual ou da minoria ao do coletivo, ou da maioria. Assim, o Partido age como um todo uno, onde a unidade de ação é sua força.

Serviço
Dia: 25 de Março, às 19h.
Local: Mercado Eufrásio Barbosa – Varadouro/Olinda/PE
Informações: (81) 3429-8982 (Verônica / Isabella) E-mail: [email protected]
E-mail comunicação:[email protected]