Homenagem aos 20 anos do Sintepe

Os vinte anos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) serão comemorados na Alepe, nesta quinta-feira (25). A homenagem foi solicitada pelos deputados Luciano Moura, Teresa Leitão e Isabel Cristina e acontecerá no plenário da Assembléia Legislativa, às 10 h.
 

Sintepe participa de oficina em São Paulo

A secretária geral do Sintepe, Marinalva Lourenço participou da IV Oficina Regional de Avaliação de 2009 e Planejamento 2010 do Projeto EPT HIV AIDS (SPE), realizado em São Paulo de segunda a quarta-feira (17). O evento teve como objetivo prevenir as doenças para fortalecer a educação pública.

Representantes de vários sindicatos filiados à Internacional da Educação e coordenadores do Programa DST-Aids participaram da oficina. No Brasil, esses trabalhos são desenvolvidos pelas afiliadas da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), junto às escolas públicas.

Do Estado de Pernambuco, também participou da oficina Josélia Barros, que ressalta "O objetivo desse encontro foi avaliar o trabalho de 2009 e propor estratégias para 2010". A Secretária de Relações Internacionais da CNTE, Fátima Silva, deixa claro que o Brasil entrou nesse projeto para mostrar o êxito das políticas públicas desenvolvidas no país para a prevenção das DSTs/Aids.

A sindicalista Marinalva Lourenço enfatiza "Na oficina foram tirados encaminhamentos para o Brasil e para os oito países participantes”. Entre os planos, foram estabelecidos que a mobilização para o dia 1 de dezembro, Dia Mundial de Combate a AIDS vai continuar.

Em Pernambuco, existem mais de 200 escolas públicas participando do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). O Estado ficou com a tarefa de promover o primeiro seminário estadual do projeto saúde e prevenção das escolas para os dirigentes sindicais do Sintepe. A secretária geral, Marinalva pontua "Queremos parabenizar a CNTE pelo envolvimento a nível nacional e internacional e parabenizar as escolas de Pernambuco. A nossa luta não é só por questão salarial é também pela vida”.

Fonte: Sintepe