Olinda divulga programação para a Semana Santa

Com a paisagem marcada pelas torres das igrejas, Olinda sempre se destacou como uma cidade de grande vocação religiosa. Todos os anos o município, em parceria com as irmandades e ordens religiosas, prepara uma programação especial para a chegada da Semana Santa e esse ano não poderia ser diferente.

Por: Catharina Freitas

Em 2010, a PMO também comemora o segundo ano da encenação do espetáculo Cenas de Cristo, que vai ser apresentado durante quatro dias em frente à Colina da Igreja do Carmo. De 1º a 04 de abril, sempre às 18h20, o ator e diretor José Pimentel entra em cena para apresentar um espetáculo grandioso, que conta com efeitos especiais, equipamentos cenográficos profissionais de luz e som, cenários de madeira e figurinos luxuosos.

Participam da montagem um elenco com 30 atores, figuração com 50 pessoas, equipe com 12 técnicos, além de 30 crianças de escolas públicas de Olinda, que participarão da cena do Sermão da Montanha. A encenação é uma realização da prefeitura do município, em parceria com a Paulo de Castro Produções e Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco e trará para o público as cenas do Prólogo, Demônios do Horto, Sermão da Montanha, Santa Ceia, Horto das Oliveiras, Pilatos e Sua Mulher Claudia, Enforcamento de Judas e o momento final de Jesus com seus apóstolos. Esse ano, a montagem terá oito cenas, cinco a mais que no ano passado.

CELEBRAÇÕES – As celebrações começam nesta quinta-feira (25), com a Procissão do Encerro, que começa na Igreja Matriz de São Pedro Mártir, no Carmo, e segue até a Igreja da Sé, a partir das 19h. A sexta-feira (26) será marcada pela realização da tradicional Procissão dos Passos (Via Sacra), durante a qual todos os nichos da cidade ficaram abertos para receber os fiéis durante cada parada. A procissão começa às 19h, na Igreja da Sé, e segue até o nicho da Rua 27 de Janeiro, onde acontece a representação das três quedas de Cristo.

O dia 28 de março, Domingo de Ramos, começa com a Benção dos Ramos, às 7h30, no Colégio do Sagrado Coração de Jesus, Rua Frei Afonso Maria, 199, no Amaro Branco. Em seguida, os fiéis poderão acompanhar a Procissão de Ramos, que sai do Convento de São Francisco, na Rua de São Francisco, Carmo, a partir das 8h, e retorna para o mesmo lugar. Na Igreja do Carmo, na Praça do Carmo, tem a Santa Missa com a Bênção dos Ramos, a partir das 11h, e Missa Dominical na Igreja Nossa Senhora das Neves, Convento de São Francisco, às 8h. À tarde, às 17h, a programação conta com a realização da Bênção dos Ramos com Leitura do Evangelho, na Igreja Matriz de São Pedro Mártir, na Praça de São Pedro. No mesmo horário, a Igreja do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Bonsucesso, 45, Bonsucesso, também fará a celebração do Domingo de Ramos.

Na segunda-feira (29) tem Confissão auricular, às 9h, na Matriz de São Pedro Mártir e Confissão na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, às 15h. Às 19h, acontece missa na Igreja Matriz de São Pedro Mártir. Às 19h30, tem Celebração Penitencial, na Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe, na Praça Miguel Canuto, s/n, Guadalupe. Já na terça-feira (30), a programação começa com Confissão auricular, na Igreja Matriz de São Pedro Mártir, às 9h. Também haverá Confissão, na Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe, às 15h. À noite, às 19h, tem missa na Matriz de São Pedro mártir. No mesmo horário tem Celebração Penitencial, na Igreja Nossa Senhora das Neves, e Caminhada das Sete palavras de Jesus na Cruz, com saída da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe em direção a comunidade de Santa Clara.

Na quarta-feira (31), a programação começa com Confissão auricular, às 9h, na Matriz de São Pedro Mártir, e Confissão na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, às 15h. Na Igreja do Carmo acontecem a Celebração Penitencial e confissões, a partir das 18h30. Já às 19h, tem missa na Igreja Matriz de São Pedro Mártir e Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe. O dia se encerra com a tradicional Procissão do Fogaréu, que acontece a partir das 21h. O cortejo sai do Mercado Eufrásio Barbosa, no varadouro, e passa pela Igrejas de São Sebastião, Mosteiro de São Bento, Igreja de São Pedro, Igrejas de N. S. do Carmo, do Bonfim, do Amparo e a São João dos Militares, onde Jesus, simbolizado por um estandarte, é preso e as tochas são apagadas, uma a uma. Depois um dos farricocos (fiéis encapuzados que representam a guarda romana) explica aos participantes a simbologia da Procissão.

Na agenda da quinta-feira (1º de abril) o destaque vai para a Missa dos Santos Óleos que começa, às 9h, com procissão que sai do Seminário de Olinda e segue para a Igreja da Sé. Na parte da tarde,às 17h, tem Celebração da Ceia do Senhor e Lava-pés, também na Igreja da Sé. Após a celebração, haverá a transladação do Santíssimo para a Capela de São Roque e adoração até às 20h. A Igreja de São Pedro Mártir também realiza Lava-pés e Missa da Instituição da Eucaristia, às 17h. Na igreja do Carmo, os fiéis poderão pretigiar a Missa Solene da Ceia do Senhor, às 18h. No mesmo horário, a Matriz de São Pedro Mártir realiza a Adoração ao Santíssimo.

Na Sexta-feira Santa (02/04), a programação começa cedo às 5h, com a Via Sacra que começa Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe. Em seguida, às 8h, a comunidade da Ilha do Maruim também realiza Via Sacra. À tarde, às 15h, tem Ação Litúrgica – Leitura da Paixão de Cristo, Adoração da Cruz e Comunhão, na Igreja Matriz de São Pedro Mártir. Ainda às 15h, os fiéis celebrarão a Paixão e Morte de Jesus, na Igreja de Nossa Senhora das Neves e podem também participar da celebração da Paixão do Senhor, na Igreja do Carmo. Em seguida, às 16h, acontecerá a Procissão do Senhor Morto, que sai do Convento de São Francisco e segue pelo Alto da Sé, R. Bispo Coutinho, Largo do Amparo, Rua do Amparo, Rua 13 de Maio, Rua de São Bento, Rua 27 de Janeiro, Av. Liberdade e depois volta para a Ladeira de São Francisco.

A programação do Sábado de Aleluia (03/04) contará com a realização da Vigília Pascal, a partir das 20h, na Igreja Nossa Senhora das Neves e na Matriz de São Pedro Mártir. Durante a celebração na Igreja de Nossa Senhora das neves haverá distribuição gratuita de velas para a Vigília. A Igreja do Carmo realiza a Solene Vigília da Ressurreição do Senhor, mas às 19h30. Em seguida, às 20h30, na Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe também terá Vigília Pascal. Às 22h, tem Vigília Pascal, Bênção do Fogo e da Água, Canto do Exulte e Missa Festiva de Aleluia, na Igreja Matriz de São Pedro Mártir.

No último dia do roteiro, o Domingo da Ressureição do Senhor (04/04), a programação começa cedo, às 6h, com a Procissão da Ressurreição do Senhor, que sai da Igreja Nossa Senhora das Neves, no Convento de São Francisco, e volta para o mesmo local, onde será realizado um café da manhã com os fiéis, às 8h. Em seguida, às 8h30, acontece a Missa da Páscoa, na Igreja Nossa Senhora das Neves. Na Igreja do Carmo acontece a Missa da Ressurreição do Senhor, a partir das 11h. No final da tarde, às 18h, acontece Missa Festiva de Páscoa, na Igreja Matriz de São Pedro Mártir e, às 19h30, tem Missa Solene da Páscoa do Senhor, na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia 25/03

Procissão do Encerro (saída da Igreja Matriz de São Pedro Mártir, no Carmo) – 19h

Dia 26/03

Procissão dos Passos (saída da Igreja da Sé) – 19h

Dia 28/03 – Domingo de Ramos

Benção dos Ramos no Colégio do Sagrado Coração de Jesus, em Amaro Branco – 7h30
Procissão de Ramos (saída do Colégio do Sagrado Coração de Jesus) – 8h
Missa Dominical na Igreja Nossa Senhora das Neves – 8h
Santa Missa com a Bênção dos Ramos, na Igreja do Carmo, na Praça do Carmo – 11h
Bênção dos Ramos com Leitura do Evangelho, na Igreja Matriz de São Pedro Mártir, na Praça de São Pedro – 17h
Celebração do Domingo de Ramos, Igreja do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Bonsucesso, 45, Bonsucesso (procissão com saída da Procissão saindo da Igreja do Rosário dos Homens Pretos em direção a matriz de Nossa Senhora de Guadalupe) – 17h

Dia 29/03 – Segunda-Feira

Confissão auricular por Valdento e D. Marcos – 9h
Confissão na Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe – 15h
Missa na Igreja Matriz de São Pedro Mártir – às 19h
Celebração Penitencial, na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, na Praça Miguel Canuto, s/n, Guadalupe – 19h30

Dia 30/03 – Terça-Feira

Confissão auricular por Valdento e D. Marcos na Igreja Matriz de São Pedro Mártir – 9h
Confissão na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe – 15h
Celebração Penitencial na Igreja Nossa Senhora das Neves – 19h
Caminhada das Sete palavras de Jesus na Cruz (saída da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe em direção a comunidade de Santa Clara) – 19h

Dia 31/03 – Quarta-Feira

Confissão auricular por Valdento e D. Marcos na Igreja Matriz de São Pedro Mártir – 9h
Confissão na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe – 15h
Celebração Penitencial e confissões na Igreja do Carmo – 18h30
Missa na Igreja Matriz de São Pedro Mártir – às 19h
Missa na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, na Praça Miguel Canuto, s/n, Guadalupe – 19h
Procissão do Fogaréu (Saída do Mercado Eufrásio Barbosa, Varadouro) – 21h

Dia 01/04 – Quinta-Feira Santa

Missa dos Santos Óleos, na Igreja da Sé – 9h
Lava-pés e Missa da Instituição da Eucaristia na Igreja Matriz de São Pedro Mártir – 17h
Celebração da Ceia do Senhor e Lava-pés na Igreja da Sé – 17h
Após a celebração, haverá a transladação do Santíssimo para a Capela de São Roque e adoração até às 20h.

Missa Solene da Ceia do Senhor na Igreja do Carmo – 18h
Adoração ao Santíssimo na Igreja Matriz de São Pedro Mártir – 18h

Dia 02/04 – Sexta-Feira Santa

Via Sacra (Saída da Igreja de Nossa Senhora do Guadalupe) – 5h
Via Sacra (na Ilha do Maruim) – 8h
Ação Litúrgica – Leitura da Paixão de Cristo, Adoração da Cruz e Comunhão na Igreja Matriz de São Pedro Mártir – 15h
Celebração da Paixão e Morte de Jesus na Igreja de Nossa Senhora das Neves – 15h
Celebração da Paixão do Senhor na Igreja do Carmo – 15h
Procissão do Senhor Morto (saída da Igreja de Nossa Senhora das Neves, Mosteiro de São Francisco) – 16h

Dia 03/04 – Sábado Santo

Solene Vigília da Ressurreição do Senhor na Igreja do Carmo – 19h30
Vigília Pascal na Igreja Nossa Senhora das Neves e na Matriz de São Pedro Mártir – 20h
Vigília Pascal na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe – 20h30
Vigília Pascal, Bênção do Fogo e da Água, Canto do Exulte e Missa Festiva de Aleluia, na Igreja Matriz de São Pedro Mártir – 22h

Dia 04/04 – Domingo da Ressureição do Senhor

Procissão da Ressurreição do Senhor (saída da Igreja Nossa Senhora das Neves, Convento de São Francisco) – 6h
Missa da Páscoa na Igreja Nossa Senhora das Neves – 8h30
Missa da Ressurreição do Senhor na Igreja do Carmo – 11h
Missa Festiva de Páscoa, na Igreja Matriz de São Pedro Mártir – 18h
Missa Solene da Páscoa do Senhor, na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe – 19h30

CENAS DE CRISTO 2010:
De 1º a 04 de abril
Inicio: 18h20
Duração: 52min
Direção: José Pimentel
Produção: Paulo de Castro
Realização: Prefeitura de Olinda
Principais Atores: José Pimentel, Ivo Barreto, Paula de Renor, Leidson Ferraz, Otavio Catanho, Ana Claudia Wanguestel e Alunos da Escola Publica de Olinda

1ª Cena: Prólogo
2ª Cena: Demônios do Horto
3ª Cena: Sermão da Montanha
4ª Cena: Santa Ceia
5ª Cena: Horto das Oliveiras
6ª Cena: Pilatos e Sua Mulher Claudia
7ª Cena: Enforcamento de Judas
Cena Final: Jesus e os Apóstolos