Estudantes lançam campanha pelo voto aos 16 anos na Alerj
As entidades estudantis – UBES e UEES-RJ – lançaram no dia 26 a campanha pelo voto aos 16 anos. O ato, que aconteceu no plenário da Alerj, foi presidido pelo coordenador de Juventude da Prefeitura do Rio, Igor Bruno.
Publicado 26/03/2010 19:27 | Editado 04/03/2020 17:04

Segundo Igor, “essa campanha é muito importante para conscientizar a juventude do seu papel transformador na sociedade. Os jovens precisam compreender que o voto é um instrumento importante de participação política”.
Para a presidente da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES-RJ), Gabriela Venâncio, “a entidade acertou em lançar essa campanha. Existem muitos secundaristas em idade para votar e que ainda não fizeram o título por preguiça ou falta de informação. Através de debates, a UEES vai mostrar que os jovens eleitores são fundamentais para renovação da política e aprovação das nossas reivindicações”.
“A UJS entende que a participação juvenil nas eleições é fundamental para o avanço da democracia no nosso país. Incentivar a participação política e conscientizar a juventude de que votar é antes de qualquer coisa uma atitude cidadã. Esses são os nossos objetivos. Esperamos que este ano muitos jovens retirem o título e que muitos jovens se candidatem”, declarou a presidente da UJS-RJ, Monique Lemos.
As entidades secundaristas levarão a campanha pelas escolas, onde cada estudante poderá utilizar o laboratório de informática para solicitar o título eleitoral pela internet, a grande novidade desta eleição. Basta acessar a página do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br) e clicar em Título NET, depois buscar no cartório da cidade.
O lançamento também contou com o apoio da OAB-Jovem do Rio de Janeiro, representado por Rafael Rihan (Kaká), e pela Alerj.