Projeto de inovação tecnológica é apresentado em Fórum da PCR

O vereador Luciano Siqueira (PCdoB) participou como debatedor, quinta-feira (25), da abertura do 1º Fórum Municipal de Ciência e Tecnologia promovido pela Prefeitura do Recife, no auditório do Centro de Ciências Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Na ocasião, o parlamentar apresentou as linhas gerais do Projeto de Lei 33/10 de sua autoria, que cria o sistema municipal de ciência e tecnologia, visando oportunizar o surgimento de iniciativas voltadas à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no âmbito da Prefeitura do Recife. O documento foi encaminhado à Câmara Municipal do Recife na semana passada.

Em sua explanação, Luciano Siqueira destacou que a essência do projeto de lei é fazer com que o poder local exerça o papel que lhe cabe como indutor do desenvolvimento econômico através do incentivo. “Um dos elementos é a criação de um fundo através do qual a produção possa ser ampliada”, explicou.

O parlamentar ressaltou ainda outros dois pontos do projeto que considera importante: a redução e isenção de tributos e taxas para empresas e o fornecimento de infraestrutura para facilitar empreendimentos, como centros de pesquisas, por exemplo.

”Em contrapartida, os beneficiados assumirão o compromisso de retribuir com ações relacionadas à responsabilidade social, meio ambiente e capacitação de estagiários e funcionários”, afirmou o vereador e também presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara. Luciano adiantou ainda que “o projeto está tramitando nas comissões da Casa, mas continua aberto a sugestões da sociedade”.

FORUM C&T

Além de Luciano Siqueira e do prefeito João da Costa, a mesa de abertura do fórum contou com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti; da secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado, Luciana Santos; do superintendente do Sebrae em Pernambuco, Nilo Simões; do reitor da Universidade Católica de Pernambuco, padre Pedro Rubens; do superintendente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes e da presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência e Tecnologia, Lúcia Melo.

Fonte: Site de Luciano Siqueira