Sem categoria

Livro disseca o crime organizado

Nesta quinta-feira a Editora Record entregou ao mercado a 9a. edição de “CV_PCC -A irmandade do crime”, segundo volume da minha trilogia sobre violência urbana e crime organizado no Brasil.

Por Carlos Amorim, no Blog do Nassif

O terceiro volume, que encerra um trabalho de 25 anos de pesquisas e mais de 1.300 páginas impressas, é “O assalto ao poder”. Será lançado em 28 de maio, também pela Record.

Esse novo livro trata da infiltração do crime organizado nas instituições democráticas e no mundo das empresas legais e na política. Por meio de seu enorme poder de corrupção – ou pela violência -, vai se deslocando do submundo para a tomada do poder.

O crime organizado é o negócio de maior liquidez no planeta. Por ano, o dinheiro ilegal em circulação no mundo chega à soma inacreditável de 1,5 trilhão de dólares. Alguns autores acreditam que chega a 3 trilhões de dólares. É maior do que a indústria do petróleo.

Tráfico de drogas e de armas de guerra, pirataria de produtos e serviços, crimes virtuais, tráfico de órgãos e de seres humanos e lavagem de dinheiro em larga escala são a base operacional do que costumo chamar de “Crime Organizado S/A”.

O poder clandestino das organizações criminosas compra militares, policiais e magistrados, elege deputados, senadores e governantes – tudo isso em escala global.

É o principal financiador do terrorismo, está por trás da maioria dos golpes de Estado e fomenta conflitos armados em vários continentes.

Mesmo aqui – entre nós – tem presença marcante e nos transformou no segundo maior mercado consumidor de drogas do mundo ocidental, num período de apenas 30 anos.

Os dois primeiros volumes dessa trilogia venderam 17 edições, com dezenas e dezenas de milhares de exemplares.

Foi agraciado com o prêmio Jabuti (categoria reportagem) da Câmara Brasileira do Livro. Esta tem sido a minha contribuição ao entendimento do Brasil moderno.

Fonte: Blog do Nassif