PCdoB/BA reúne militância em encontro para discutir eleições 2010
Neste sábado (10/4), o Comitê do PCdoB na Bahia realiza o Encontro Estadual de Organização no Hotel Sol Barra, em Salvador, para afinar as ações da militância em torno do pleito eleitoral de outubro. O público alvo são os presidentes municipais e secretários de Organização das 370 cidades onde o partido tem diretórios organizados, além dos pré-candidatos à Assembléia Legislativa e os próprios parlamentares do partido – vereadores, deputados estaduais e federais.
Publicado 06/04/2010 21:09 | Editado 04/03/2020 16:20
O Encontro é preparatório para a Convenção Estadual do PCdoB em junho, quando serão definidas, em caráter terminante, as candidaturas do partido para as eleições. As etapas preparatórias incluem, ainda, outros 11 encontros regionais, ao longo de abril e maio, nas cidades de Juazeiro, São Sebastião do Passe, Vitória da Conquista, Itabuna, Feira de Santana, Barreiras, Alagoinhas, Irecê, Cruz das Almas, Guanambi e Capela do Alto Alegre.
“O Encontro deflagra a mobilização do PCdoB para o processo eleitoral, que é a nossa prioridade em 2010. E é através do debate organizativo, com ênfase na política de quadros, que o partido vai se preparar para enfrentar o desafio de avançar no projeto mudancista em curso na Bahia e no Brasil”, avalia o subsecretário estadual de Organização, Jurandir Junior.
Além dos objetivos de fortalecer o partido e preparar para as eleições, o Encontro servirá para regularizar a situação legal de alguns comitês municipais que ainda estão pendentes quanto à documentação. A medida irá garantir a presença de fiscais credenciados pelo partido em todas as cidades com diretórios estabelecidos.
Candidaturas
A lista de pré-candidaturas a deputado estadual já conta com 41 nomes, abarcando figuras tarimbadas na cena política local e lideranças regionais em ascensão no interior. A expectativa do partido é de eleger, no mínimo, quatro parlamentares, expandindo a presença na Assembléia Legislativa. Para a Câmara Federal, o objetivo é a reeleição de Daniel Almeida e Alice Portugal, e a conquista de uma terceira cadeira na Casa, com Edson Pimenta. Para os cargos no Executivo, o PCdoB ratifica a aliança com o PT em apoio à recondução de Jaques Wagner à Governadoria, e à vitória de Dilma Rouseff para a Presidência.
De Salvador,
Camila Jasmin