Salvador sedia Congresso da ONU sobre prevenção ao crime

Salvador será a sede do 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, que começa na segunda-feira (12/4) e vai até o dia 19, no Centro de Convenções da Bahia. Com o tema “Estratégias Amplas para Desafios Globais: Sistemas de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal e seus Desenvolvimentos em um Mundo em Transformação”, o encontro vai reunir cerca de quaro mil participantes de 140 países. O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, deverá participar da reunião.

Realizado pela primeira vez no Brasil, o Congresso tem o objetivo de promover políticas de prevenção ao crime e medidas de justiça penal mais eficazes, com uma programação que inclui assuntos como juventude e crime; contrabando de migrantes; tráfico de seres humanos; lavagem de dinheiro e crimes realizados pela internet.

O presidente Luís Inácio Lula da Silva é esperado no dia 17, quando mais de 25 ministros de Estado e outros representantes de governo discutirão os temas da agenda principal. Também haverá cinco Workshops, nos quais serão debatidos a educação em Justiça criminal internacional, as melhores práticas das Nações Unidas referentes ao tratamento de presos, a prevenção da criminalidade urbana, o combate ao tráfico de drogas e suas relações com outras formas de crime organizado, e estratégias e práticas contra a superlotação penitenciária.

Os Congressos sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal são realizados de cinco em cinco anos, com o objetivo de discutir os desafios enfrentados na área pelos países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU). Seus resultados têm impacto direto em políticas nacionais e transnacionais, especialmente no que diz respeito à prevenção ao crime, ao combate ao crime organizado e à segurança pública.

Ao final do encontro, será aprovada uma declaração final com propostas para aprimorar as políticas nacionais e internacionais sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal. O documento será apresentado à Comissão sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal do Conselho Econômico e Social da ONU.

De Salvador,
Eliane Costa