Sem categoria

Árabes e brasileiros comemoram aniversário da Síria em SP

Por ocasião do 64º aniversário da independência da República Árabe Síria, que transcorre no dia 17 de abril, realizou-se nesta quarta-feira (14) uma reunião com partidos políticos e organizações sociais na sede do Centro Cultural Árabe Sírio em São Paulo.

Além da diretoria do centro, participaram da reunião o Consulado da Síria em São Paulo, o Partido Baath da Síria, o Partido Nacional Social Sírio e os partidos libaneses Amal – Partido da União e o Movimento Patriótico. Dentre as organizações sociais, destacam-se as presenças da Fearab e do Cebrapaz. O PCdoB foi o partido brasileiro presente.

O representante do Partido Baath (Renascimento) sírio no Brasil, dr. Maruan Mansur, fez uma intervenção de abertura, destacando que o objetivo da reunião é promover o intercâmbio entre forças políticas sociais árabes e não árabes, destacadamente os partidos políticos e movimentos sociais brasileiros. Ele ressaltou o peso numérico e a influência da comunidade árabe e sua descendência no Brasil. Fez uma explanação histórica das agressões do sionismo e do imperialismo norte-americano contra os povos árabes, chamou a atenção para o fato de as colinas de Golan permanecerem ocupadas há mais de 40 anos e reafirmou a posição das forças progressistas árabes em defesa do povo palestino e de sua causa histórica, a construção do Estado Nacional com capital em Jerusalém Oriental.

O dirigente do Partido Baath agradeceu a solidariedade das forças progressistas brasileiras à causa árabe e destacou a cooperação entre seu partido e os partidos da esquerda brasileira – o PCdoB e o PT – que enviaram delegações de alto nível à Síria. Ao mesmo tempo, referiu-se com preocupação à política intervencionista e militarista estadunidense na América Latina, com o relançamento da Quarta Frota e a instalação de bases militares em território colombiano.

O representante do PCdoB no encontro, José Reinaldo Carvalho, felicitou o povo e o governo da Síria pela passagem de sua data nacional, manifestou solidariedade à luta pela recuperação das colinas de Golan, reiterou o apoio ao povo palestino e denunciou as pressões, ameaças e chantagens do imperialismo sobre o Irã, utilizando inclusive como cobertura a conferência sobre segurança nuclear realizada nesta semana em Washington.

Da Redação