Ministro do Esporte abre Conferência Estadual de Pernambuco

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, participa do lançamento da Conferência Estadual de Esportes, neste sábado (24), às 9h, no Auditório Tabocas do Centro de Convenções. A presença de um convidado tão ilustre dá a medida certa da importância do evento, que vai traçar pela primeira vez na história um Plano Decenal para o desporto e o lazer de Pernambuco.

“A intenção é estabelecer uma política de desenvolvimento da área de esportes para os pernambucanos, com a cara dos pernambucanos”, explicou o secretário de Esportes de Pernambuco, George Braga.

E para ter realmente a “cara dos pernambucanos”, cerca de 10 mil pessoas foram ouvidas em reuniões, municipais e regionais (Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão), realizadas pela Secretaria de Esportes, nos últimos dois meses.

A intenção foi dar voz a todos os interessados no assunto, de representantes dos meios acadêmicos a movimentos sociais, passando por profissionais e estudantes de educação física, praticantes de atividades físicas e até crianças.

Em todos esses encontros, foram elaboradas propostas para serem encaminhadas por representantes – também eleitos durante as reuniões – à Conferência Estadual. O resultado de todo esse processo democrático visa responder aos anseios da população sobre como deve ser gerida as políticas de esporte no estado, independente do matiz político que esteja no poder.

A Conferência Estadual estará dividida em dez áreas de discussão, entre elas as que debatem as estratégias do esporte como lazer e de qualidade de vida. A preocupação com o esporte de rendimento, visando a participação dos atletas pernambucanos na Olimpíada de 2016 também está na pauta, assim como não poderia ser diferente, assuntos relacionados ao futebol.

As decisões deliberadas durante a Conferência Estadual serão documentadas. O evento também vai eleger os delegados que vão representar Pernambuco na Conferência Nacional, que acontece no início de junho, em Brasília.

Fonte: Secretaria Especial de Esporte e Lazer de PE