4º Congresso dos Metalúrgicos reúne 400 trabalhadores
Cerca de 400 trabalhadores reunem-se em Caxias do Sul para o 4º Congresso dos Metalúrgicos no Hotel Samuara em Caxias do Sul durante todo o sábado e no domingo pela manhã. Entre os participantes, estão metalúrgicos e metalúrgicas de toda a região com o objetivo de discutir o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento – o Futuro para quem trabalha.
Publicado 25/04/2010 22:33 | Editado 04/03/2020 17:11

O evento é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul para discutir as políticas públicas voltadas aos trabalhadores, principalmente no debate eleitoral que irá se travar esse ano devido às eleições presidenciais. "Nós achamos que o novo projeto de desenvolvimento do país passa pelos trabalhadores", destacou o presidente do Sindicato Assis Melo, na abertura do Congresso.
Além disso, o encontro vai debater os cenários para o setor metalúrgico e iniciar a discussão sobre a campanha salarial deste ano.
Prestígio
A solenidade de abertura contou com a presença do deputado federal Pepe Vargas (PT), dos deputados estaduais Marisa Formolo Dalla Vechia (PT) e Kalil Sehbe Neto (PDT) e do presidente estadual da CTB, Guiomar Vidor, além dos debatedores convidados.
Palestraram nessa manhã, a deputada federal Manuela D'Ávila, o senador Paulo Paim (PT) e a diretora ajunta de estudos e políticas macro-econômicas do Instituto de Pesquisas Econômicas (IPEA), Denise Gentil.
O evento segue à tarde, com um debate sobre dilemas/cenários do setor metalúrgico 2010/2016, que terá como participantes o secretário adjunto de relações internacionais da CTB, João Batista Lemos, e o assessor econômico do Sindicato, David Fialkow. A definição deste período para avaliação – até 2016 – refere-se a dois eventos que acontecerão no país e que irão demandar mais produção no setor: a Copa do Mundo de 2014 e as olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
No domingo, o sindicalista de São Caetano do Sul, Marcelo Toledo, irá falar sobre Organização por local de trabalho. O presidente do Sindicato, Assis Melo, introduzirá o tema Dissídio 2010, que deve ocupar a maior parte da pauta do Sindicato dos Metalúrgico a partir do segundo semestre desse ano
Assis destacou importância do encontro
O presidente do Sindicato, Assis Melo, destacou a importância do 4º Congresso para os metalúrgicos de Caxias e da Região. Ele lembrou que esse é um momento importante para que os trabalhadores debatam e decidam que projeto de desenvolvimento desejam para o país.
Assis lembrou que debater política é um direito dos trabalhadores e que esse encontro tem esse objetivo. Ele rebateu as críticas de quem classificou o Congresso como eleitoreiro. "Eu levei a maior surra da Brigada Militar em frente a Randon e disseram que eu era oportunista. Agora, fazemos esse congresso e dizem que é eleitoreiro. Mas nós temos o direito de discutir um novo projeto de desenvolvimento para o país".
Alicerce da transformação social
A deputada estadual Marisa Formolo Dalla Vecchia (PT) destacou a importância da luta dos metalúrgicos e metalúrgicas de Caxias do Sul em diversas lutas sociais. Ela lembrou que o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias esteve presente em todas as principais lutas dos trabalhadores do país. "O setor metalúrgico de Caxias tem sido o alicerce na luta organizada no Brasil" . E acrescentou: "Vocês, trabalhadores metalúrgicos são como o ferro, que mantém o alicerce da transformação social".
O deputado estadual Kalil Sehbe Neto (PDT) lembrou do papel dos trabalhadores na história e no desenvolvimento de Caxias. "Foi a mão do trabalhador e daquele que empreendeu que construiu essa cidade". Depois, ele destacou que o Brasil foi feito por todos os segmentos sociais. "Vamos fazer desse país um país de todos".
Já o deputado federal Pepe Vargas (PT), declarou que o sindicato é exemplo de luta e organização e está rompendo preconceitos na cidade. Ele elogiou a realização do Congresso e defendeu a organização dos trabalhadores que, historicamente, sempre conquistaram direitos somente por meio das lutas. "O presidente Lula é o primeiro a dizer qe a classe trabalhadora tem que se organizar e pressionar o governo. "
Presidente da CTB fez chamamento para Dia do Trabalhador
O presidente da CTB, Guiomar Vidor, aproveitou o Congresso para convidar os metalúrgicos a participar das atividades de 1º de Maio, Dia do Trabalhador, que ocorrerão em todo o país. Em Caxias haverá atividades durante todo aquele dia.
Ele destacou que os metalúrgicos de Caxias têm se destacado por ser precursores no Brasil nas lutas pelos direitos trabalhistas, e deve continuar seguindo esse caminho, principalmente este ano, quando a grande luta dos trabalhadores será pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais . "Graças a iniciativas como essas esse Sindicato vamos construir o Brasil que nós queremos".
Vídeo mostra trajetória de lutas
Na abertura do evento foi apresentado vídeo que mostra a trajetória do Sindicato, sua estrutura e pontua os desafios para o ano de 2010.
Graziela Andreatta