Metalúrgicos de Caxias do Sul definem apoio a Dilma

Os delegados presentes no 4º Congresso dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e região: Futuro para quem trabalha – construindo o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, aprovaram por unanimidade a resolução retirada do encontro ocorrido neste final de semana no Hotel Samuara. O destaque principal foi a deliberação pelo apoio da categoria à pré-candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República.

asssis

Garantir mais mudanças e evitar o retrocesso

"Futuro para quem trabalha é garantir a continuidade das mudanças e aprofundar o desenvolvimento no Brasil, por isso o tema eleitoral deste ano interessa aos trabalhadores", afirmou o presidente do Sindicato, Assis Melo, ao defender a proposta do imediato posicionamento quanto ao apoio à pré-candidata indicada por Lula. "Não podemos permitir a volta daqueles que atacaram os direitos dos trabalhadores", enfatizou, referindo-se à candidatura tucana.

Melo citou ainda que só não quer o desenvolvimento os que vivem da "agiotagem financeira". Para ele, o tema do desenvolvimento é a tônica do Brasil neste momento positivo, e que exige mais aprofundamento desse caminho.


Qual desenvolvimento?

O presidente do Sindicato fez questão de acentuar que a visão dos trabalhadores sobre o novo projeto nacional de desenvolvimento considera que este deve garantir a valorização do trabalho. "Valorizar o trabalho não é apenas mais salário. Se fosse assim era só dormir dentro da fábrica. Ficar lá direto. Valorizar o trabalho significa muito mais do que isso", disse. Para ele é preciso garantir melhoria contínua nas condições e qualidade de vida dos trabalhadores e do povo, com mais direitos sociais.

"Neste sentido que reafirmamos as nossas principais bandeiras de luta – como a redução da jornada, o fim do fator previdenciário, a 158, e as reformas democráticas, porque a construção deste caminho ainda vai exigir muita luta, e os trabalhadores tem que saber qual o projeto que nos interessa", afirmou.


Dissídio 2010

Melo também fez apresentação das linhas gerais que devem nortear a campanha salarial da categoria neste ano. O foco está na valorização dos trabalhadores, já que em 2009 a categoria fez sacrifícios em nome da superação da crise e agora a economia vai bem e as perspectivas são de forte e contínuo crescimento do setor.


Emoção

Um dos momentos mais fortes do evento foi a exibição de vídeo mostrando as imagens da repressão policial do dia 12 de fevereiro na Randon. Assis melo aproveitou para fazer críticas contundentes à governadora Yeda (PSDB) e sua política de criminalização dos movimentos sociais. "Não é esse Estado que nós defendemos. O Estado que a gente precisa deve proteger o trabalhador e fazer cumprir a Lei, e não o contrário como tem acontecido no RIo Grande do Sul", disse.


Resolução

O documento qprovado no Congresso trata da luta política de 2010 e o papel dos trabalhadores, da mobilização para a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora e do dissídio da categoria. O 4º Congresso teve a participação de 392 delegados, sendo 97 mulheres.


Veja a íntegra da Resolução:

4º CONGRESSO DOS METALÚRGICOS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO
“Futuro para quem trabalha – construindo o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento”

Reunidos no seu 4º Congresso, nos dias 24 e 25 de abril de 2010, os metalúrgicos de Caxias e região analisaram a realidade da categoria, o cenário econômico e político do país, do setor metalúrgico e local.

O encontro definiu que a categoria metalúrgica de Caxias do Sul e região dará prioridade à luta pela continuidade das mudanças que estão em curso no país, iniciadas com os governos Lula. Nas eleições de 2010 o Brasil estará diante de uma encruzilhada histórica, entre a possibilidade de avançar mais, com mais direitos sociais e o novo projeto nacional de desenvolvimento ou retroceder, com a volta dos neoliberais, que acabaram com os empregos, destruíram a nossa economia e atacaram direitos sociais do povo e dos trabalhadores.

Portanto, interessa aos trabalhadores a continuidade e o aprofundamento do desenvolvimento com valorização do trabalho, com mais democracia, soberania e direitos sociais, assim como também interessa aos setores produtivos. Diante disso, o 4º Congresso da categoria metalúrgica de Caxias e região no seu 4º Congresso definiu pelo apoio à pré-candidatura de Dilma Rousseff à presidência da república.

Também reforça-se a necessidade de ampla mobilização da categoria para a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, que vai reunir todas as centrais sindicais do país em 1º de junho para aprovar uma plataforma unitária de lutas para os trabalhadores.

A Conferência deverá reafirmar as bandeiras de lutas dos trabalhadores para fazer com que o Brasil vá adiante:

– Redução da jornada sem redução dos salários
– Fim do fator previdenciário
– Pela aprovação da convenção 158 da OIT
– Pelas reformas democráticas: reforma tributária, da educação, urbana, política, agrária, dos meios de comunicação.

Dissídio 2010

A campanha salarial da categoria metalúrgica neste ano de 2010 se dá num contexto de crescimento da economia nacional e local, bem como do setor, diferentemente do ano passado, marcado pela crise. Isso indica a necessidade de maior valorização da categoria neste ano, já que em 2009 os metalúrgicos de Caxias e região se sacrificaram e fizeram todos os esforços para manter o emprego e a renda, vem como o nível de produção, fazendo a sua parte junto com o sindicato.

O Brasil superou a crise e o momento agora é de otimismo. O setor metal-mecânico local tem perspectivas muito positivas de crescimento contínuo até 2016, por causa da Copa 2014 e das Olimpíadas de 2016, que serão no Brasil. Alem disso as obras do PAC e o Pré-sal também devem influenciar positivamente o setor.

Os trabalhadores serão fundamentais para este crescimento e deverão ser recompensados por isso, com aumento real de salários e mais direitos. Com isso ganham os trabalhadores e suas famílias, com melhora na qualidade de vida e ganha a economia local, com a elevação no nível de consumo.

As principais reivindicações:

– Aumento real de 10%
– Horas extras com 100% limitadas a duas por dia
– 40 horas semanais sem redução dos salários
– Piso de mil reais
– Democracia nas empresas – OLT
– Estabilidade para o trabalhador acidentado
– Estabilidade de dirigente sindical
– Auxílio-creche
– Vale-cultura
– Garantir que as empresas respeitem os atestados de saúde
– Câmeras de vídeo somente para segurança
– Insalubridade
– Lanche para o estudante
– 180 dias de licença maternidade
– Mais creches públicas
– Igualdade salarial entre homens e mulheres
– Retirada da cláusula 43 do dissídio, sobre intervalo de lanche
– Estabelecer multa por não cumprimento de dissídio

Fortalecimento Sindical

O Congresso também definiu por buscar amplo envolvimento da categoria nas campanhas que visam o crescimento do quadro de sócios do sindicato, o que reforça ainda mais a representatividade e a capacidade de luta da entidade.

Caxias do Sul, 25 de abril de 2010.

De Caxias do Sul
Clomar Porto