Alice Portugal realiza encontro do mandato em Salvador

Cerca de 200 pessoas estiveram reunidas em Salvador, no sábado (24/4), para a apresentação das ações do mandato da deputada federal Alice Portugal (PCdoB). Além de informar as proposições, projetos de lei e emendas orçamentárias de iniciativa da deputada, o encontro reforçou a sua pré-candidatura à reeleição.

Alice Portugal reforçou a proposta de um novo projeto de desenvolvimento para o país, defendido pelo PCdoB e ressaltou a necessidade de dar continuidade e avançar nas conquistas implementadas pelo governo Lula. “Não queremos o retorno do tucanato e da matriz carlista na Bahia. Defender o projeto Lula é defender a manutenção dos avanços sociais e conquistas do povo”, destacou Alice.

A deputada lembrou que, durante o governo Lula, 30 milhões de brasileiros saíram da linha de pobreza. E as conquistas no plano federal se refletem também na Bahia, onde o Bolsa Família beneficiou mais de 1 milhão de pessoas. “Aqui, o modo de fazer política era antidemocrático, e temos observado grandes mudanças desde a posse de Jaques Wagner (PT). Mas, além do governador, os deputados federais têm um papel determinante na busca de recursos para a Bahia e mudanças no rumo da política”, pontuou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, que elogiou o esforço da deputada no acompanhamento de demandas no interior do estado.

Além de Vasconcelos, o encontro do mandato contou com as participações do deputado federal Daniel Almeida; o deputado estadual Álvaro Gomes; as prefeitas de São Sebastião do Passe, Tânia Portugal, e de Gandu, Irismá Sousa; as vereadoras de Salvador, Aladilce Souza e Olívia Santana; e da superintendentes da Secretaria de Saúde do Estado, Gisélia Santana, além da presença de pré-candidatos a deputado estadual e várias lideranças do movimento social e popular do interior e da capital.

Alice Portugal é uma das 46 deputadas num universo de 513 deputados. “Nós temos a chancela raríssima de representar as mulheres e, por isso, não sou pessimista. O tamanho do gigante que enfrentamos é descomunal e, apesar dele, marcamos muitos pontos”, disse Alice Portugal que é coordenadora da Bancada Feminina na Câmara. Entre outras conquistas recentes do movimento feminista, Alice destacou a implementação da Lei Maria da Penha e a modificação na lei das cotas, que obriga aos partidos políticos, o preenchimento de 30% da chapa com candidaturas femininas.

Para a deputada, a sub representação feminina nos espaços de poder – apesar de 51% da população ser de mulheres – retarda, por vezes, a votação de projetos importantes. O apoio do PCdoB à Dilma Rousseff (PT) foi comemorada por Alice: “Sem dúvida guardarei na memória esse momento histórico, quando o PCdoB empresta o seu apoio à primeira mulher candidata à presidência da república”.

Da redação local, com informações da Ascom da dep. Alice Portugal