Persistem as denúncias sobre o Metrô de Salvador

Ao realizar a Audiência Pública sobre o Metrô de Salvador, na manhã de terça-feira (27/04), a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) reafirmou que vai continuar na busca para alcançar o número necessário de assinaturas de vereadores para que seja instalada a Comissão Especial de Investigação (CEI) na Câmara Municipal. Até o momento, o requerimento tem apenas 13 das 28 assinaturas necessárias para a CEI.

Na audiência pública sobre o Metrô, Aladilce recebeu o apoio do deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), que preside a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Metrô -instrumento de semelhante desempenho investigatório- na Assembleia Legislativa da Bahia.

Marcaram presença também os procuradores da República, Vladimir Barros Aras e Wilson Rocha Almeida Neto; a representante do CREA-BA, Rute Carvalhal e o diretor-presidente da Companhia de Transporte de Salvador (CTS) – responsável pelo metrô, José Hamilton. O debate buscou esclarecer pontos da situação nebulosa da construção do metrô, que, apesar da divulgação, contou com pequena presença popular, mas teve importantes intervenções da platéia na audiência que atraiu a atenção dos alidados do prefeito João Henrique.

Os procuradores da República, que trabalham em dois âmbitos (um cível e um criminal), revelaram que existem fatos "estarrecedores" nos processos, que não podem ser revelados por conta de segredo de Justiça – e que muito ainda tem que ser investigado.

Uma das conclusões da audiência é de que o Tribunal de Contas deveria ter rejeitado as contas dos dois últimos prefeitos, devido às irregularidades já comprovadas pelo superfaturamento da obra que dura 10 anos já consumiu cerca de R$ 1 bilhão dos cofres públicos.

A conclusão geral é de que, mesmo quando colocado em funcionamento, o Metrô não resolverá sequer a questão da crise de mobilidade urbana que a cidade sofre. Por conta disso, Aladilce Souza propôs a criação de um Fórum de Transportes, reunindo técnicos que debatam e levem propostas para solucionar a estagnação que a cidade sofre, incluindo a participação e integração das cidades da região metropolitana da capital para um planejamento que traga as soluções necessárias e urgentes.

A vereadora cobrou novamente a existência do Plano Diretor de Transportes de Salvador e a posse do Conselho da Cidade, que já está constituído e arbitrariamente não foi instalado pelo prefeito, que descumpre assim, as exigências de âmbito federal através do Estatuto das Cidades – artigo 182 e 183 da Constituição Brasileira de 88, que trata das políticas urbanas.

Foi comunicado que será iniciada uma ação popular para solicitar a substituição do sistema que está previsto para ser implantado na cidade – do Bus Radid Transit (BRT) para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que, conforme as parlamentares, é também recomendado por ser menos poluente.

Da redação local com informações da Ascom da vereadora Aladilce Souza