Sem categoria

Viradão Carioca: sucesso absoluto na maratona cultural

Em um fim de semana prolongado, muitos cariocas trocaram as viagens pelo Viradão carioca. Sucesso absoluto de público, o evento movimentou a cidade com 525 atrações. Entre shows de artistas renomados, peças teatrais, contadores de histórias, programações especiais em lonas e centros culturais, cinema na praça, dança e circo o carioca ganhou as ruas e respirou cultura durante 54 horas.

Em um fim de semana prolongado, muitos cariocas trocaram as viagens pelo Viradão carioca. Sucesso absoluto de público, o evento movimentou a cidade com 525 atrações. Entre shows de artistas renomados, peças teatrais, contadores de histórias, programações especiais em lonas e centros culturais, cinema na praça, dança e circo o carioca ganhou as ruas e respirou cultura durante 54 horas.

O Viradão Carioca este ano teve aproximadamente 50% a mais que em 2009. Com isso, o evento consolida-se como um dos principais do calendário cultural da cidade e também do Brasil. O público que correu os palcos viu de perto a crescimento do evento. A infra-estrutura ampliada para esse ano atendeu ao público em sua totalidade; e a programação marcada pela diversidade, com shows
começando pontualmente no horário, foram os grandes destaques da edição 2010 do Viradão Carioca.

"O carioca adora eventos ao ar livre e o Viradão foi planejado para potencializar essa vocação. O evento apresentou atrações de alta qualidade para todas as idades. O carioca se apropriou do espaço
público do evento e o Rio respirou cultura nesses três dias", disse Ana Luísa Lima, secretária municipal de cultura.

O evento foi diversão garantida para aqueles que preferiram ficar na cidade. Mostrou, ainda, aos turistas que vieram curtir o Rio todo o potencial cultural do carioca. A diversidade de atrações, pensadas para todas as idades e públicos foi muito bem aceita e as pessoas encontraram seus nichos pela cidade, da zona norte a zona sul.

Praça XV e Rio das Pedras foram os palcos que mais atraíram os espectadores. No Centro, Preta Gil e Marcelo D2, ainda na sexta-feira, balançaram os fãs. Sábado, foi a vez de a baiana Pitty mostrar seu rock'n'roll. Emocionada, ela não escondeu a satisfação de estar ali: "Estou muito feliz de participar do Viradão Carioca, nunca havia tocado para um público tão grande no Rio de Janeiro".

Já na Zona Oeste, foi Luis Melodia que ficou sem palavras frente à multidão que assistiu ao seu show em Rio das Pedras. "A festa é nossa". Se Paula Toller e Mariana Aydar fizeram os casais dançarem na Cinelândia, Rita Ribeiro e Casuarina promoveram uma grande festa ao ar livre, no Leme. 

A maratona cultural terminou nesse domingo com shows de Milton Nascimento e Diogo Nogueira, na Praça XV; Lulu Santos no Rio das Pedras; Jorge Aragão, no Piscinão de Ramos; Nei Lopes, no Leme; e Mart'nália, na Praça do Ringue, em Santa Cruz. "Estamos comemorando o sucesso, vamos fazer uma avaliação do evento e começar a planejar a próxima edição. Mas antes vamos dormir um pouco para recuperar a energia depois de 54 horas de atividades", avisa Ana Luísa Lima.

O Viradão Cultural foi idealizado durante a gestão da ex-secretária de Cultura, Jandira Feghali (PCdoB). A realização desta segunda edição foi sua grande prioridade antes de passar o cargo para Ana Luísa Lima, no último dia 1º de Abril.

O Viradão Carioca em números:
– Três mil pessoas trabalham diretamente para a realização.
– Sete mil pessoas trabalharam indiretamente
– Mais de dois quilômetros de grades foram instaladas
– Mil seguranças
– 50 toneladas de equipamentos