CTB/AL realiza Conferência Livre do Esporte em Maceió

A Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil – CTB/AL, integrando o processo da III Conferência Nacional do Esporte, que acontecerá de 3 a 6 de junho, em Brasília, realizou sua Conferência Livre, em Maceió, na última sexta-feira, 28 de abril, sob a coordenação de Cecília Martins, Secretária da Mulher da CTB/AL.

CTB AL

A Conferência teve sua abertura conduzida por uma mesa composta pelos Presidente da CTB em Alagoas, Gerivaldo Pontes, Superintendente de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas, professora Camila Alves, Diretora da União Nacional dos Estudantes – UNE, Cláudia Petuba e Secretário Sindical do PCdoB/AL, Sinval de Melo Costa.
Após as saudações de abertura, foi apresentado o temário da Conferência. O tema geral da III Conferência de Nacional do Esporte, objeto da Conferência Estadual que abrangeu todos os municípios agrupados em cinco regionais no estado de Alagoas, foi abordado pela professora Camila Alves que centrou sua apresentação, para o debate do plenário, nas linhas, ações e metas propostas para discussão em todo o território nacional.
Em seguida, o professor de Educação Física Talvanes Lins apresentou para a discussão, as três ações integrantes do Sistema Nacional de Esporte e Lazer e as metas decorrentes aprovadas na Conferência Estadual de Alagoas: estímulo à criação e/ou consolidação de órgão gestor próprio de esporte e lazer nos estados e municípios, instauração e qualificação de mecanismos de controle social e aprovação por lei do novo sistema nacional de esporte e lazer.
Os debates foram coordenados por Cláudia Petuba, diretora da UNE, que propôs o tema a ser discutido, Esporte, Saúde e Qualidade de Vida. As discussões resultaram nas propostas finais da Conferência Livre a serem encaminhadas ao Ministério dos Esportes.
Quanto à concepção de políticas e programas de esporte e lazer, a proposta foi de valorização e apoio a todas as modalidades de esporte e lazer reconhecidas como integrantes da identidade nacional.
Na área de infra-estrutura física de esporte e lazer, a reativação dos Centros Sociais Urbanos, nos bairros de Maceió nos quais já existem, e construção de novos, estendendo-se a ação a todos os municípios do estado de Alagoas, a construção de Praças da Inclusão Social, que contemplem todas as faixas etárias nas práticas de esporte e lazer e a construção de espaços nas escolas destinados a programas de esporte e lazer.
Quanto à organização para o encaminhamento das políticas e programas de esporte e lazer, a proposta é de criação de conselhos gestores de esporte e lazer, como política de Estado, e criação de comitês gestores de esporte e lazer em bairros da capital e em municípios com mais de 20.000 habitantes.
Quanto à articulação com a educação, a Conferência Livre propôs a escola em tempo integral, incluindo programas e disponibilizando espaços para esporte e lazer no processo educacional, desde a educação infantil.
Para a área profissional, foram propostas políticas de Estado que valorizem e disponibilizem profissionais de educação física para coordenar, desenvolver e garantir programas de esporte e lazer na escola em todos os níveis, na comunidade, nas empresas e a instituição da jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Segundo o presidente da CTB/AL, Gerivaldo Pontes, foi muito importante essa oportunidade que o atual governo criou, com a realização das conferências livres no âmbito da Conferência Nacional do Esporte, porque o esporte faz parte da vida do trabalhador brasileiro e alagoano, inseridos no contexto da vida nacional. O trabalhador precisa ter lazer, esporte e educação, disse.

De Maceió, Selma Villela.