Ananias destaca Lula como um dos líderes mais influentes do mundo

O deputado João Ananias (PCdoB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na última sexta-feira (30/04), para manifestar sua satisfação com a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um dos líderes mais influentes do mundo pela revista Time.

Ele endossou a notícia afirmando que Lula colocou o País na ordem do dia, como líder em desenvolvimento, “numa posição que o Brasil merece estar por sua pujança e grandeza”. “Temos que reconhecer, porque esse não é um julgamento qualquer, mas do mundo, das grandes nações”, disse.

O parlamentar destacou que a história do País mostra que as elites que dominaram “perversamente nunca aceitaram Lula com seus modos, suas práticas porque ele não nasceu nos berços dourados”. Ananias lembrou que nas três vezes que Lula tentou se eleger ao cargo presidencial, contra Collor e contra Fernando Henrique Cardoso, ele perdeu por motivos preconceituosos. Contra Collor, “era pobre e faltava um dedo”, já quando perdeu para FHC, o motivo teria sido por este estar mais preparado e ter conhecimentos em várias línguas, o que não era o caso do petista, citou o parlamentar.

Ananias se reportou às eleições de 1989, quando ainda era prefeito de Santana do Acaraú, destacando que apenas dois prefeitos, dos 184 municípios cearenses, se posicionaram a favor da candidatura de Lula: ele e o deputado Dedé Teixeira (PT), à época gestor de Icapuí. “Parece que estávamos prevendo que iríamos ter um estadista”, disse.

De acordo com o deputado, Lula foi considerado pelo ministro da Espanha, José Luiz Zapatero, como o presidente que “assombra o mundo quando vem defender uma nova ordem econômica e social”, mostrando que os países em desenvolvimento devem ser enxergados.

Ele ressaltou a aprovação de 80% pela população brasileira. “Não sou eu quem diz isso não, as pesquisas que dizem. O brasileiro que não tinha direito a comer duas vezes por dia está comendo, está vestindo roupas e não trapos. Quando a gente prova daquilo que é bom ninguém quer o ruim de volta”, acrescentou.

Em aparte, os petistas reforçaram as declarações de Ananias. Dedé Teixeira destacou que atualmente o País tem diversificado o mercado externo, ao contrário do que ocorria em gestões anteriores, contando “com um dos maiores” ministros de Relações Exteriores que já teve: Celso Amorim.

Artur Bruno (PT) disse que Lula é um dos presidentes mais populares e que possui maior reconhecimento internacional, “pois se preocupa com a classe trabalhadora e o povo brasileiro quer a continuação”.

Fernando Hugo (PSDB) reconheceu a sabedoria de Lula para governar a nação, no entanto, discordou de Dedé Teixeira quando considerou Amorim um dos melhores ministros de Relações Exteriores que o Brasil já teve. “Isso é um absurdo”, refutou, citando outros ministros que, para ele, se destacaram no País.

Guaracy Aguiar (PRB) disse que o fato de um operário poder chegar à Presidência da República é um exemplo de democracia. “Analiso ele não aqui dentro, é o mundo quem diz que Lula é o cara”.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL