Governadores do PI, CE e PE trocam experiências durante visita
Durante está segunda-feira, os três governantes do PSB se reúnem e fazem visitas em Teresina.
Publicado 03/05/2010 14:52 | Editado 04/03/2020 17:01

Na primeira parte da agenda, os governadores estiveram no CEIR (Centro Integrado de Reabilitação). Iniciativa da ex-primeira dama Rejane Dias, o centro é referência no tratamento de pessoas com deficiências físicas e motoras e foi inaugurado ainda no governo de Wellington Dias. Durante a visita, os governadores viram sessões de fisioterapia e escutaram alguns pacientes. Cid Gomes ficou impressionado com a estrutura do local e disse que levará essa experiência para o Ceará.De acordo com a direção, a instituição atende 72 mil pessoas por ano.
Eduardo Campos, que é também presidente do diretório nacional do PSB, sugeriu a Wilson Martins a experiência das Cidades Digitais, aplicada em Pernambuco e aproveitou para reiterar o seu apoio à candidatura do governador. Campos trouxe para apresentar ao governador do Piauí Wilson Martins e ao governador do Ceará Cid Gomes a experiência do Porto Digital que emprega cerca de 4 mil pessoas em 135 empresas de Recife.
Ainda durante a agenda, os governadores assinam um acordo para solicitar a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que sejam criadas linhas aéreas regionais a fim de interligar as três unidades da federação. Os governadores ressaltaram a importância da iniciativa para o turismo e fomento dos negócios na região.
Com o Ceará, a parceria vai disponibilizar para o Piauí informações sobre segurança comunitária, principalmente sobre o programa de policiamento ostensivo “Ronda do Quarteirão”, que em Teresina será implantado com o nome de “Ronda Cidadão". O programa pretende reforçar o sistema de segurança pública no Estado, a partir da capital.
O governador disse que o Piauí não vai usar somente a experiência do Ceará na questão da segurança pública, pretende utilizar também experiências bem sucedidas em estados como São Paulo. “Ninguém vai inventar a roda, vamos aproveitar as experiências bem sucedidas em outros estados na montagem do programa, que terá recursos do Tesouro Estadual e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social”.