Partido de Chávez elegeu candidatos a deputado em primárias
O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) escolheu, neste domingo, seus candidatos a deputado em eleições prévias, consideradas pelo presidente Hugo Chávez como a garantia de vinculação entre o povo e os parlamentares. Com uma participação estimada em 3 milhões de votantes, a eleição do PSUV indicou os 110 postulantes que disputarão o pleito nominal de 26 de setembro próximo, enquanto outros 55 integrarão listas apresentadas pelos partidos.
Publicado 03/05/2010 11:00
Em uma primeira avaliação, Tarek El Aissami, membro da direção nacional do PSUV, classificou como extraordinária a participação e afirmou que as bases desempenharam seu protagonismo para continuar a construir a pátria socialista. "Hoje é o ponto de partida para a construção de uma democracia socialista", declarou numa conferência de imprensa logo após o encerramento da votação.
Para ele, as eleições foram uma demonstração de "consciência" e o "reconhecimento da liderança de Chávez". Pouco antes, o próprio presidente havia definido o processo eleitoral do PSUV como "verdadeiramente democrático, que vem desde as bases" e muito superior ao que foi realizado pela oposição, em 25 de abril, quando apenas 9,8% de eleitores inscritos foram votar, algo em torno de 360 mil eleitores.
A comparação confirma o PSUV como a principal força política da Venezuela, apesar de ser a mais jovem organização, que acaba de aprovar, em um congresso extraordinário, seus estatutos e documentos programáticos. Em outro plano, a eleição interna de candidatos ao parlamento é um processo sem precedentes no país e parte de uma abordagem que visa, explicou Chávez, "ao invés de legislar para o povo, fazer dele o legislador."
A eleição abarcou as 87 circunscrições eleitorais, com a participação de mais de 3,5 mil candidatos para as 110 nomeações, uma expressão da força do partido, o maior na história da política venezuelana. Já as primárias da oposição não constituiram realmente eleições internas do partido e abarcaram apenas 22 cabdidatos em 15 circunscrições, a maioria com poucas chances de ganhar, em oito dos 24 estados venezuelanos.
Fonte: Prensa Latina