Audiência Pública discute problemas de gestão cultural em SSA

Acontece na próxima sexta-feira (07/05), no auditório do Edifício Bahia Center, a Audiência Pública “Gestão cultural da cidade: Salvador quer discutir”. O evento, promovido pela vereadora Olívia Santana (PCdoB), irá reunir representantes do poder público, entidades ligadas à produção cultural, artistas e técnicos para debater os rumos do setor na capital baiana.

Estão confirmadas as presenças de representantes da Secretaria Estadual de Cultura, da Prefeitura de Salvador, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e da Fundação Gregório de Mattos, além dos sindicatos dos artistas e dos músicos. Entre os assuntos abordados estarão a implantação do Conselho Municipal de Cultura, a reabertura do Teatro Gregório de Mattos e a criação de um plano municipal de gestão cultural.

Para a vereadora Olívia Santana, que preside a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal, o evento pretende sediar uma discussão que tenha influência direta nas decisões tomadas pelo poder público, principalmente pela Prefeitura. “Infelizmente, o Executivo Municipal ainda não apresentou um plano concreto para a cultura do município e tem colocado este tema em segundo plano. Uma das provas disso é que a Fundação Gregório de Mattos está sem um presidente desde a saída de Antônio Lins, no começo de março”, afirmou.

Olívia também lembra que, segundo o prefeito João Henrique, o Teatro Gregório de Mattos seria reaberto em dezembro de 2009 e isto ainda não aconteceu. “Este tipo de atitude reafirma a nossa intenção de aproximar a sociedade e, principalmente, aqueles que trabalham diretamente com a cultura deste debate. Para que aqueles têm o poder de decisão saibam que este tipo de coisa não pode acontecer em uma cidade como Salvador”, concluiu.

Fonte: Ascom/gabinete da vereadora Olivia Santana