Dicionário reúne verbetes sobre personagens afrobrasileiros

O Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens e o Núcleo de Estudos Canadenses, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) lançam, na próxima quinta-feira (6/5), às 18h, na Livraria LDM (Piedade), o Dicionário de Personagens Afrobrasileiros.

Organizada pela professora Lícia Soares, autora do livro Literatura e Cinema: Traduções Intersemióticas, a obra conta com a participação de pesquisadores do Brasil, África e França, que contribuíram na produção dos verbetes e na organização do dicionário.

Aproximadamente 400 exemplares da publicação, produzida em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e a Prefeitura Municipal de Salvador, serão distribuídos em escolas municipais.

Os personagens presentes na obra foram escolhidos pelos próprios pesquisadores. Cada um deles selecionou uma figura literária e escreveu sobre ela. Podem ser encontradas no dicionário figuras como Jubiabá e Guma, do escritor Jorge Amado, Zé Pequeno, de Paulo Lins, e Nega Fulo, de Jorge Lima.

Fonte: Agecom