Servidores do Judiciário Federal iniciam greve

Os servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União do Rio Grande do Sul deflagram greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira. A categoria decidiu pela paralisação durante a assembleia geral, realizada na noite de terça-feira, em Porto Alegre.

Eles também aprovaram a realização de atos públicos em frente aos tribunais. A concentração será a partir das 8h30min, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho. Às 10h30min, um piquete será estruturado junto à escadaria de acesso à Justiça Federal. Mesma medida será adotada, a partir das 11h30min, na Justiça Eleitoral. Apenas a Justiça Militar, também atingida pela mobilização, não será alvo de manifestações.

“O comando de greve definirá um calendário de mobilização diário”, salientou o diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul (Sintrajufe), José Carlos Oliveira. Ele explicou que os servidores reivindicam que os deputados federais votem e aprovem o projeto de lei 6.613/09, que revisa os salários da categoria. A proposição está sob análise da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara. “Além de evitar o aumento da defasagem salarial, equipara os salários do Judiciário Federal a carreiras equivalentes dos poderes Executivo e Legislativo”, assinalou.

Na avaliação de Oliveira, a aprovação trará motivação e qualificação ao quadro funcional, evitando a evasão de servidores. A greve também é um protesto contra o projeto de lei complementar 549/09, que limita investimentos no serviço público. “As limitações impostas inviabilizam a ampliação e a melhoria dos serviços prestados”, disse. Há pouco, a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal protocolou pedido de audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso.

Fonte: Correio do Povo