Deputado recebe vice-presidente da Assembleia Nacional da China
O deputado estadual Eron Bezerra, líder do PCdoB na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM), recebeu, na tarde de ontem (4), em Manaus, a vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Nacional da China (CPAPNC), Uyunqimg e comitiva formada também pelo embaixador da China no Brasil, Qiu Xiaoqi.
Publicado 06/05/2010 15:51 | Editado 04/03/2020 16:12

Segundo Eron Bezerra, os laços diplomáticos e a aliança entre os países que compõem o BRIC representam um reequilíbrio de forças. “São países emergentes, que juntos detém grande potencial político, militar e econômico. Brasil e China, nesse grupo, são ricos em recursos minerais”, ressaltou.
O encontro, de acordo com o deputado, serviu ainda para estreitar possíveis negócios entre a China e o Amazonas. “Eles mostraram interesse em manter relações comerciais com o Estado, principalmente, na área da piscicultura e no fornecimento de alimento nessa área do pescado”, conta.
Em números, segundo a Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e a Secretaria Executiva Adjunta de Relações Internacionais (Seari), a China foi o 14º país para qual o Amazonas mais exportou produtos, em 2009. Em investimentos no Pólo Industrial de Manaus (PIM) a China ocupa o 10º, como país que mais investiu nesse setor entre os anos de 2000 a 2008.
Visita
Em visita à Manaus, a vice-presidente do CPAPNC, Uyunqimg, esteve reunida também com a embaixatriz da China no Brasil, Liu Min, o embaixador do Departamento da America Latina e do Caribe do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Wang Peisheng. Outros membros do CPAPNC, o presidente da Aleam, deputado Berlamindo Lins e o deputado Eron Bezerra estiveram presentes em um encontro com a vice-presidente onde trataram de assuntos referentes às relações entre os dois países.
Na oportunidade Uyunqimg conheceu o Palácio Rio Branco, o Teatro Amazonas e o Encontro das Águas.
O embaixador da China no Brasil, Qiu Xiaoqi, que integra a comitiva, deve voltar a cidade nos próximos meses. Segundo Eron Bezerra, um convite oficial será realizado pela ALE/AM embaixador para que ele retorne à Manaus e realize uma palestrar sobre os avanços e conquistas da Revolução Chinesa. “Vamos oficializar um convite através da casa para que o embaixador volte à capital e palestre sobre a as conquistas e avanços do país”.
De Manaus,
Natália Lucas