Sem categoria

Ministério israelense divulga mapa sem a Cisjordânia

O histórico conflito entre Israel e Palestina tem como um dos pontos mais polêmicos a questão territorial e o reconhecimento dos territórios palestinos por parte de Israel. Um fato que comprova isso pode ser visto no site do ministério do Turismo israelense (www.goisrael.com), que atualmente divulga um mapa em que a Cisjordânia não é identificada.

A cartografia clássica do Estado de Israel apresenta a divisão da Cisjordânia, região de maioria palestina ocupada por Israel, em uma área de fronteira com a Jordânia e próxima ao Mar Morto. Contudo, a versão do mapa do país divulgado pelo atual ministro Stas Misezhnikov identifica no lugar da Cisjordânia o território como as regiões da Judéia e Samaria.

A divulgação desse mapa sem a identificação da Cisjordânia é uma demonstração de que o Estado sionista não possui intenções de reconhecer os territórios palestinos. Mais do que isso, ele revela os interesses israelenses de exterminar a população palestina e impor o Estado de Israel como única entidade sobre o território.

Da Redação, com Portal Terra