Mais 80 mil famílias serão atendidas pelo Luz para Todos no PI
A contratação das últimas 80 mil ligações e a construção de mais 3,2 mil quilômetros de rede de distribuição vão garantir o cumprimento dos prazos do programa Luz para Todos no Piauí e até o final deste ano todas as comunidades rurais do Estado terão energia elétrica nas residências, num investimento de cerca de R$ 1 bilhão. A ordem é não ficar nenhuma casa, em qualquer região, sem o serviço.
Publicado 16/05/2010 12:07 | Editado 04/03/2020 17:01
Ele cita o exemplo de Alto Longá, na região Norte do Piauí, onde o projeto inicial indicava a existência de apenas 450 domicílios sem energia. Graças ao trabalho da comissão de mobilização, foram localizadas mais quase mil casas e hoje as 1.445 residências da zona rural do município contam com o benefício.
Rodrigues explica que em 2010 a situação é muito melhor do que a de 2009, quando a média mensal não passava de 700 ligações. Somente no mês de abril deste ano, foram realizadas 5,3 mil ligações, num período em que muitas das empresas contratadas ainda estão em fase de mobilização. “É um resultado fantástico”, reconhece.
70 mil ligações domiciliares na zona rural do Piauí “O volume de obras é tão grande que há dificuldades das indústrias em nos atender, principalmente dos fabricantes de transformadores”, adianta o coordenador do programa, que revela outro problema enfrentado pelos construtores: a falta de acesso a diversas comunidades rurais, principalmente as mais distantes da sede municipal. Nesta área, o Luz para Todos vem firmando parcerias com as prefeituras municipais para a melhoria das estradas.
O Luz para Todos já executou 70 mil ligações domiciliares na zona rural do Piauí, beneficiando cerca de 400 mil pessoas. Nenhuma delas desembolsou qualquer quantia para ter energia elétrica em casa. Até mesmo as lâmpadas da residência são colocadas pelo programa, ficando o morador responsável apenas pelo pagamento de seu consumo mensal.