Encontro de Organização une e fortalece militantes

Neste sábado (15), o Comitê Estadual do PCdoB-PE recebeu secretários de organização de 11 municípios pernambucanos, militantes e convidados no Encontro Estadual de Organização. Para dar ênfase à política nacional de organização do PCdoB apresentada na reunião, esteve à frente do debate o secretário nacional de organização do PCdoB, Walter Sorrentino.

- Léo Lima

Ao seu lado compondo a mesa dos trabalhos, estavam presentes o secretário de organização do PCdoB-PE, José Bertotti , o secretário de movimentos sociais Maksandro Souza e o presidente estadual do partido, Alanir Cardoso. Entre as 70 pessoas que compareceram, podemos destacar a simbólica presença dos 11 municípios representados por seus secretários de organização: Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Cabo, Ipojuca, Camaragibe, Igarassu, Abreu e Lima, Caruaru e Bezerros.

O secretário estadual de organização José Bertotti, conduziu a reunião dando a todos a oportunidade democrática de participação. De inicio ele afirmou: “Queremos dar a todos as boas vindas e destacar o quanto é importante a realização deste encontro estadual de organização diante de tantas tarefas que temos que cumprir neste cenário em que se encontra nosso país. Nós que fazemos o PCdoB temos um papel fundamental.”

Logo depois, o presidente estadual Alanir Cardoso assumiu a palavra e tratou do quadro eleitoral de Pernambuco e sobre os objetivos do PCdoB-PE nesta fase eleitoral. “Estamos realizando este encontro que é de extrema importância para debater a idéia generosa de movimentar nosso partido no curso desta batalha que se aproxima. O centro do nosso debate será a mobilização do PCdoB nesta fase eleitoral. Nosso projeto político está bem ousado, o que corresponde a nossa experiência política, a qual une nossos militantes e os anima para uma futura vitória,” ressaltou Alanir Cardoso.

Em seguida, o secretário nacional de organização do PCdoB, Walter Sorrentino, iniciou sua participação afirmando que todos os militantes devem ter, antes de tudo, consciência do que cada um representa para o PCdoB e para o Brasil, principalmente sobre a participação ativa de todos neste momento histórico em que o Brasil está vivendo. “A nação viveu esse bom momento na década de1950, onde nós não tínhamos a consciência política que temos hoje. Aquele momento na década de 50 foi o auge! O Brasil se encontrou consigo mesmo, na área do cinema, ganhamos a copa de 1958, a era da Bossa Nova, etc. Estamos vivendo isso novamente, porque estamos num governo que, apesar das dificuldades, ele conseguiu abrir caminhos,” destacou Walter.

O secretário Nacional afirmou ainda que, “o presidente Lula conseguiu governar com distribuição de renda e democracia, o que há anos não se fazia”. O secretário acredita também que Pernambuco está sendo elevado pelo Governo Lula, “o PCdoB tem que se unir a este grande momento do Estado, pois na construção partidária o povo se identifica como parte do crescimento do estado e do Brasil. Se nós conseguirmos chegar a uma terceira vitória com a companheira Dilma, nós teremos que nos preparar para um PCdoB com 500 mil membros. Um partido que, de fato, tenha uma penetração imensa na sociedade brasileira e um partido que busca disputar hegemonia política, ou seja, nós podemos ter 16 anos de um rumo consistente e coerente,” afirmou Walter Sorrentino.

Para os organizadores dos comitês municipais presentes, Walter colocou como estratégia de amadurecimento a seguinte questão: Onde eu quero estar daqui a dez anos com meu PCdoB? Como eu vou governá-lo? Para tais respostas ele viabilizou dois pontos importantes: política de quadros consistente e vida militante ativa. Em suma, ele apresentou dois eixos que se completam e podem resumir numa mudança confiável. “Os camaradas têm que se encontrar para fazer ações políticas, principalmente nas bases, pois temos que governar os quadros de perto. Quem forma os quadros é a vida militante e só vai ter vida militante de base se tiver política de quadros. Os municípios de Pernambuco precisam ter estrutura de quadros intermediários que vão alimentar a vida militante” explicou.

Sobre as responsabilidades do PCdoB, Walter destacou que a primeira tarefa do partido, na singularidade deste ano é estar unido para vencer e continuar sempre unido para enfrentar a oposição com argumentos, que é o legado que o Governo Lula vem deixando, principalmente em Pernambuco. “Nós temos uma linha política partidária muito volumosa e consistente, temos que ver com profundidade. Temos que buscar esforços para fortalecer o PCdoB, destacando o papel fundamental dos comitês municipais e dos quadros, os quais devem estar armados de compreensão”, esclareceu Walter.

Para concluir, o secretário estadual de organização José Bertotti, apresentou o Plano Estadual de Organização do PCdoB-PE, que foi tratado abertamente com os militantes presentes e também deu informações sobre a Convenção Eleitoral. Logo depois, houve a conclusão do encontro com Alanir Cardoso.

Do Recife,
Elaine de Paula.

Veja outras fotos: