Governo do Estado cria bolsa olímpica para atletas

Pernambuco dá nesta terça-feira o primeiro passo rumo ao sonho de uma medalha na Olimpíada de 2016. Através de um convênio entre a Secretaria de Esportes e a Faculdade Maurício de Nassau, será lançado o projeto Pernambuco Olímpico, que pretende dar a atletas com potencial de disputar os Jogos treinamento técnico e monitoramento físico, nutricional, fisioterapêutico e psicológico, além de bolsas integral de estudo e de ajuda de custos.

george braga

O evento de abertura será às 15h, no auditório Capiba, na Faculdade Maurício de Nassau, com a presença do secretário de Esportes, George Braga.

Segundo estimativas da Secretaria de Esportes, inicialmente serão beneficiados cerca de 30 atletas de modalidades olímpicas individuais. Os critérios, além de técnicos, obedecem a parâmetros etários.

“Pois é preciso se levar em conta que a preparação visa a Olimpíada de 2016 e temos que ter o cuidado para saber se o atleta chegará nos Jogos com idade competitiva”, explicou o gerente de Base e Rendimento da secretaria, Alexandre Neiva.

Todos os selecionados já são beneficiários do Bolsa-Atleta, programa administrado pela Secretaria de Esportes, e recebem uma ajuda de custo que varia entre R$ 380 e R$ 1,9 mil, dependendo dos critérios estabelecidos por lei desde 2007.

A partir desta terça-feira, passam a receber também bolsas de estudo, seja no Colégio BJ ou na Faculdade Maurício de Nassau, a depender da faixa etária e nível de escolaridade.

Além da ajuda de custo e educacional, os bolsistas do Pernambuco Olímpico passarão a contar gratuitamente com avaliação dos profissionais ligados à universidade, nas áreas de educação física, psicologia, nutrição e fisioterapia.

“Estamos pensando o atleta não só na formação atlética, mas também na de cidadão”, ressaltou o secretário de Esportes, George Braga.

Outros 60 atletas de esportes coletivos também serão inseridos no Pernambuco Olímpico, inicialmente com os mesmos benefícios das modalidades individuais, salvo as bolsas de estudo, devido a limitações de disponibilidade.

Fonte: Blog do Jamildo