Restauração do MUCANE, uma conquista do Movimento Negro Capixaba

13 de maio de2010 será um marco na história da cultura do Espírito Santo. Foi assinado pelo Prefeito de Vitória, João Coser, a Ordem de Serviço para restauração do Museu Capixaba do Negro. A solenidade contou com a participação de lideranças políticas, do Movimento Negro e social, artistas, além de dezenas de militantes da luta anti-racista.

A restauração do museu é uma antiga reivindicação do Movimento Negro e tem prazo previsto de conclusão para o final de 2011. Segundo o chefe do Poder Executivo Municipal ao restaurar o MUCANE o Poder Público salda uma pequena parte da dívida histórica que o Estado brasileiro tem para com o povo negro, em especial os capixabas. A restauração é um convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Turismo.

Para Welington Barros, Coordenador de Comunicação e Imprensa da UNEGRO-ES, que representou o Conselho Municipal do Negro – CONEGRO na solenidade, os negros estão sub-representados nos espaços de poder. Entretanto, Eles foram preponderantes na construção da identidade nacional “quando se viaja para o exterior seja na Europa, América, Ásia, em qualquer parte do mundo, nada identifica tanto o brasileiro como mostrar ter o samba nos pés”. Ressaltou ainda que os (as) conselheiros e a sociedade como um todo, devem abrir uma discussão sob qual a concepção que o MUCANE terá no momento atual que o avanço tecnológico propicia a convergência de mídias. Esta deve ser observada na ocupação deste espaço singular para a cultura capixaba.

Diversas manifestações culturais abrilhantaram o evento, na abertura o coral do Museu, sob o comando de Washington dos Anjos entoou o hino nacional brasileiro e o hino da África. Também se apresentaram os grupos de percussão Odemodê e Manguerê, entre outras como a capoeira e a dança.

Se o 13 de maio de 1888 foi uma data que não inspira comemoração, pois o fim do aparato legal que condenava os negros á escravidão não significou conquistas de direitos a moradia, educação, trabalho, enfim uma vida digna, 122 anos depois esse 13 de maio representa o resgate de um espaço destinado a promover a cultura e dar oportunidade do reencontro dos negros e afrodescendentes com sua história, fato que deve ser enaltecido.

*Adriana Silva

Coordenadora Geral da UNEGRO-ES