Estudantes de Brasília fortalecem luta por verba do pré-sal

Movimento estudantil reúne cerca de 5 mil jovens, com destacada participação brasiliense, em frente ao Congresso para reinvindicar 50% do Fundo Social do pré-sal para Educação

A manifestação aconteceu quinta feira, 15 de maio, na Esplanada dos Ministérios, para pressionar o Poder Legislativo sobre a aprovação do projeto de lei nº 7 de 2010, que cria o Fundo Social do Pré-sal. Os estudantes querem que 50% do lucro adquirido pelo Pré Sal seja investido na Educação.

“Mobilizamos mais de 10 escolas em todo o Distrito Federal, e tivemos um número de aproximadamente 5 mil estudantes universitários e secundaristas brasilienses na manifestação. Todos em busca de melhora na educação” afirma Thiago Cardoso, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes-DF. Além da UNE, a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional dos Pós-Graduados (ANPG) também participaram do movimento.

Estão na pauta do Senado Federal os projetos de lei que determinarão o futuro do pré-sal, mais precisamente da exploração do petróleo na costa brasileira. “O momento é decisivo para o país e a juventude está atenta e disposta a defender a todo custo a riqueza que está em nosso território, lutando para que ela permaneça no Brasil, beneficiando os brasileiros. Além disso, o Brasil investe pouco em Educação, e o Fundo Social do Pré Sal é a oportunidade que temos de melhorar essa situação”, acrescenta Cardoso.

Régia Vitória, de Brasília